
Está a decorrer a 34.ª Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo, a inauguração oficial ocorreu no dia 2 de junho com a presença do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, José Godinho Calado, do Presidente da Direção do Crédito Agrícola Costa Azul, Rui Gomes, e, virtualmente, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva, da Presidente da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém, Paula Lopes, Vereadores, Presidentes de Junta de Freguesia, Deputados Municipais e entidades do Município e da Região. A presidir a cerimónia esteve o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha. O certame prolonga-se até dia 5 de junho no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém com um programa que oferece inúmeras propostas que refletem o que de melhor o Concelho tem para oferecer.
O Presidente da Autarquia, Álvaro Beijinha, afirmou que está de “volta com aquela que é a maior montra do que se produz no Concelho e na região, um espaço de partilha entre produtores, que potencia oportunidades de negócio e de excelência para se sentir a riqueza e a variedade do mundo rural.” Reconhecendo que os últimos tempos “têm sido marcados por dificuldades,” mas “cientes da importância que a Santiagro assume na economia do Concelho” o Autarca crê que o certame “poderá desempenhar um papel na alavancagem das atividades económicas que tanto têm sofrido nestes dois últimos dois anos.” Por estas razões a Câmara Municipal decidiu avançar com a sua realização, tendo, também, como base o facto das restrições impostas para o controlo da COVID-19 terem sido levantadas pelas entidades competentes.
O Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, José Godinho Calado, na sua intervenção começou por sublinhar “o empenho da Câmara Municipal na realização da Santiagro”. O responsável frisou que o Concelho de Santiago do Cacém, no desenvolvimento da região, “tem peso na área da produção de alimentos, porque não há nenhuma economia desenvolvida que não tenha este setor, e do turismo.” Nesse quadro a Santiagro “é um certame que mostra o que de melhor a região produz e tem para oferecer nas mais diferentes áreas.”
O Presidente do Crédito Agrícola Costa Azul, Rui Gomes, destacou o papel desta entidade na criação do certame, “há 35 anos tivemos a perceção que era necessário criar um evento que permitisse expor os produtos agrícolas e pecuários da região, e dar visibilidade ao setor agrícola”. Rui Gomes sublinhou que desses dias até hoje o certame “muito evoluiu e melhorou, por isso estamos muito orgulhosos,” mas igualmente pela “sua importância para a divulgação do Concelho e dos Concelhos limítrofes.” Pelas dinâmicas que cria “a Santiagro é um bem a proteger e promover.”
Presença assídua na Santiagro o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, deixou uma mensagem onde sublinhou que a Santiagro tem o “perfil que necessitamos para o desenvolvimento das dinâmicas do Litoral Alentejano”, porque “prova” que esta região “é mais” do que a sua zona marítima ao destacar a agricultura, pecuária, silvicultura, a criação de cavalos, os produtos endógenos, os negócios e o turismo. “É uma feira que mostra o que há de genuíno no Alentejo.”
A edição 2022 apresenta um orçamento da ordem dos 260 mil euros, o Município investiu na pavimentação de toda a zona de terrado, o recinto deixou de estar em terra batida. Outro dos melhoramentos prendeu-se com o bem-estar animal, por isso toda a zona de picadeiros e exposição de gado foi alvo de uma intervenção.
Durante os quatro dias da feira a aposta é forte no programa musical, o cartaz vai contar com os espetáculos de Plutónio (3 de junho), Bispo (4 de junho) e Anjos (5 de junho), as noites prolongam-se com os sons dos Dj’s RMG, CHISTIAN F e MAKA. A abertura das noites da Santiagro esteve e cargo do músico Syro, que atuou no dia 2.
O cavalo está sempre em destaque com a realização de batismos equestres, a Gala de Equitação Portuguesa e a Reprise da Guarda Nacional Republicana, entre outras iniciativas. As questões ligadas ao mundo rural, a agricultura, a pecuária e a floresta serão abordadas em vários colóquios.
As crianças das escolas e ATL’s do Concelho são convidadas do certame que lhes dedica o espaço Natura, e onde é projetado cinema imersivo a 360º, sobre temas relacionados com a Natureza.
Os visitantes têm ainda para ver as exposições de equinos, ovinos, caprinos, bovinos e aves que contam com mais de 250 animais. Ao nível dos expositores presentes a Santiagro 2022 conta com mais de 250, que trazem muitas novidades e inúmeras possibilidades de negócio.
Provas de Gin da Destilaria Black Pig, de vinhos da Herdade do Cebolal, showcookings com Chefs bem conhecidos do público, a arte tradicional da cocaria e a importância de comer saudável são algumas das propostas da edição 2022 da Santiagro.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha.
- Santiagro 2022
- Santiagro 2022
- Santiagro 2022
- Santiagro 2022
- Santiagro 2022
- Santiagro 2022
- Santiagro 2022
- Santiagro 2022