A 35.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo registou o maior número de sempre de visitantes, cerca de 50 mil. De 1 a 4 de junho, o Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém foi palco de dias intensos marcados por um programa dedicado às atividades económicas, ao mundo rural, à gastronomia, à música, à diversão e ao tempo em família.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, fez um balanço bastante positivo do certame, que “superou todas as expetativas, tivemos mais cinco mil pessoas em relação ao ano anterior, o que atinge um número recorde de visitantes, cerca de 50 mil, que ao longo de quatro dias passaram pela Santiagro, o que nos deixa muito orgulhosos”.
A Santiagro tem aumentado o seu sucesso de ano para ano com um crescimento progressivo e sustentável, “isto é resultado de uma estratégia que definimos de, em cada edição, criarmos inovação e mais atividades para que quem visita a Feira possa desfrutar”, referiu o autarca.
O certame dedicou parte do seu programa aos mais pequenos por ocasião do Dia Mundial da Criança, com múltiplas atividades. Álvaro Beijinha sublinha que “apostámos num programa diversificado para as famílias. Mas mais importante do que os números é o tempo que as pessoas permanecem na Feira, que se reflete em termos económicos nas vendas dos expositores”.
A Feira deixou um impacto muito positivo na economia local “os expositores tiveram retorno do seu investimento e estavam bastante satisfeitos no final da Santiagro”, acrescenta Álvaro Beijinha.
Para o autarca “é muito gratificante sentirmos o retorno do investimento que fazemos com recursos públicos municipais. Para nós a aposta nesta Feira não é um custo mas um investimento.”
A edição de 2023 da Santiagro foi o momento escolhido pela autarquia para o lançamento do seu novo filme promocional integrado na estratégia turística do Município, no qual se destacam os valores do território.
Os colóquios são uma das vertentes que fazem parte da programação das edições da Santiagro, organizados por entidades como o Crédito Agrícola Costa Azul, ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, ANSUB, ARBCAS e SAGRAN. Foram abordados temas da atualidade e de interesse para agricultores e produtores da região, que decorreram no Auditório Municipal António Chainho.
Os espetáculos e provas equestres estiveram em destaque com novidades que entusiasmaram os visitantes, ou não fosse o cavalo a imagem de marca desta Feira.
O espaço Natura dedicado ao planeta Terra, envolveu os mais pequenos no contacto com a Natureza, sempre com a tónica da urgência da sua preservação . Os visitantes tiveram a oportunidade de provar os gins do Botico e do Black Pig, o vinho Almejado, a cerveja artesanal, os sabores dos produtos da nossa cozinha com showcookings apresentados por Chefs conhecidos de todos nós, a arte tradicional da cocaria e das alcomonias. Foram algumas das variadas experiências que a Santiagro 2023 proporcionou a quem a visitou.
As exposições de gado, os stands de empresas e coletividades, os espaços de restauração e bebidas não faltaram no certame.
Os concertos foram um grande polo de atração de público jovem e nesta edição a aposta foi em T-Rex, Julinho KSD, Djodje e Ivandro e os DJs Tiago M, Diego Miranda, Christian F e a noite Alexander’s com os DJs Ricardo Coimbra e Kamala. O Gin Black Pig trouxe para o espaço da Feira o seu espetáculo dos “Guardiões do Montado”. Espetáculos que atraíram milhares de pessoas para noites inesquecíveis.
O Cante Alentejano também marcou presença pelas vozes do grupo da Academia Sénior de Artes e Saberes de Santo André e o grupo infantil de Cercal do Alentejo, CerCante.Em termos de segurança não houve qualquer episódio a registar, “temos investido muito nesta área, para nós é muito importante que as pessoas se sintam seguras quando vêm à Feira”, assegura o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
A Feira volta no próximo ano para oferecer o que de melhor há no município de Santiago do Cacém e na região.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha