O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, esteve presente, dia 13 de setembro, na cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Escolar do Agrupamento de Escolas de Cercal do Alentejo, que marcou a abertura do ano letivo neste agrupamento.
Este foi, também, o momento para distribuir pelos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico os cadernos de fichas de atividades oferecidos pelo Município, e apresentar as medidas lançadas ao nível do apoio no transporte dos alunos do Concelho.
A Autarquia ofereceu um voucher anual para as sessões de cinema no Auditório Municipal António Chainho a cada um dos alunos distinguidos pelo seu mérito escolar e desportivo.
O Presidente da Câmara Municipal sublinhou que, no início de mais um ano letivo, “posso garantir que da nossa parte está tudo tratado para que as várias escolas do Concelho iniciem as aulas normalmente”. Relativamente às salas do pré-escolar, que são da responsabilidade da Autarquia, “já estão colocadas as funcionárias que vão assegurar, como vem acontecendo há vários anos, as Atividades de Animação e Apoio à Família que, das 08h30 às 18h30, acolhem de forma totalmente gratuita as crianças. Esta valência faz com que tenhamos de ter mais do dobro dos funcionários que é determinado por Lei, mas esta é uma opção nossa”, acrescenta o Autarca.
No reforço das medidas de apoio às famílias e crianças, a Autarquia vai assegurar a totalidade do valor dos passes escolares aos alunos do Concelho, de todos os anos de escolaridade e de qualquer escalão de rendimentos, o que representa um investimento de 520 mil euros. “A Câmara Municipal assegura, gratuitamente, transporte das crianças, e quando têm de usar autocarros assumimos o pagamento dos passes”, explica Álvaro Beijinha.
Este ano letivo a Câmara Municipal de Santiago vai oferecer a todas os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, do Concelho, os cadernos de fichas de atividades, que não necessitam de ser devolvidos no final do ano.
O Autarca não deixou de lamentar a forma como o processo de colocação de auxiliares de educação está a decorrer em alguns agrupamentos de escolas do Concelho. “Pelo sétimo ano consecutivo nas escolas rurais o ano letivo estava prestes a começar e a colocação das chamadas tarefeiras ainda não estava concluído”.
Álvaro Beijinha frisou que a comunidade escolar, pais, professores, direções das escolas e autarquias “devemos estar todos unidos a reivindicar o que é mais elementar, ou seja, a existência de condições mínimas para que as escolas funcionem, e as crianças aprendam da melhor forma”.
A aposta na educação é uma prioridade para a Autarquia que tem feito todos os esforços para garantir as melhores condições aos alunos: boas infraestruturas e requalificação profunda de várias escolas básicas como a EB n.º 1 em Ermidas-Sado, a EB n.º 3 e EB n.º 4 em Vila Nova de Santo André, assim como salas do 1.º ciclo e do pré-escolar, equipadas com ar condicionado, quadros interativos e computadores com acesso à Internet. O apoio da Autarquia estende-se também às refeições disponibilizadas aos alunos, à compra de material escolar e ao apoio para os alunos carenciados puderem participar em visitas de estudo.
Álvaro Beijinha desejou um bom ano letivo a todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Cercal do Alentejo, e felicitou as crianças e jovens distinguidas com os Prémios de Mérito.