
Tem hoje início a viagem ao passado através do Alvalade Medieval, que se prolonga até domingo, 17 de setembro.
Todos os visitantes, que se desloquem a esta vila, do Concelho de Santiago do Cacém, vivem uma verdadeira aula de História. Assinalam-se os 513 anos da atribuição da Carta de Foral, que aconteceu a 20 de setembro de 1510, pela mão do Rei D. Manuel I, recriando a vida na época.
Por esses dias, o centro histórico de Alvalade regressa à época medieval para receber El-Rei D. Manuel I e o seu séquito, com um cortejo pelas ruas do burgo, em honra de sua Alteza. Há mercadores, artesãos, trovadores, cavaleiros, centenas de figurantes trajados a rigor, da rica donzela ao camponês, do leproso ao senhor bispo, num cenário perfeito para uma viagem a outro tempo. O ponto alto é a dramatização do momento em que El-Rei D. Manuel I concede a Carta Foral a Alvalade. Os festejos abrem com o Chanceler del Rey D. Manuel I a ordenar, em nome de sua majestade, que se faça feira durante três dias em Alvalade. Em cortejo, trajados com rigor, sua Alteza e o seu séquito, assim como as diferentes classes da época, percorrem as ruas do burgo. No mercado dezenas de artesãos recriam ao vivo as profissões e ofícios da época, pelas ruas há cartomantes, pedintes, cavaleiros donzelas e odaliscas, enquanto nas tabernas os cheiros e sabores de outros tempos se fazem sentir.
O evento Alvalade Medieval é uma organização da Associação Cultural Amigos de Alvalade, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade. A viagem no tempo que nos dá a conhecer a História de Alvalade ao recriar as tradições, os hábitos e os costumes, conjugando cultura, património e turismo teve início em 2002.
Programa completo em https://alvalade-medieval.webnode.pt/programa2023/