
A iniciativa Alvalade Medieval levou milhares de pessoas, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, às ruas daquela vila do concelho de Santiago do Cacém para uma viagem no tempo.
Foi a 20 de setembro de 1510 que foi atribuída a Carta de Foral a Alvalade, 509 anos depois a data foi assinalada em três dias de festa com as ruas e o centro histórico da Vila a transformarem-se para receber el Rey D. Manuel I e o seu séquito.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, destacou o “grande evento” que é o Alvalade Medieval “organizado pelo movimento associativo desta Freguesia, o qual conta com o apoio da Autarquia, seja através de meios logísticos e financeiros. Mas todo o mérito é para a população de Alvalade, em particular para a Associação Amigos de Alvalade.” Álvaro Beijinha sublinha o trabalho, “que é imenso e se prolonga por muitos e muitos dias, antes, durante e após o evento. Uma dedicação que faz com que uma Freguesia onde vivem duas mil pessoas receba, durante estes três dias, cerca de 15 mil visitantes.”
Para o Autarca a iniciativa Alvalade Medieval “é fator de promoção do Concelho, do ponto de vista turístico, e de encontro entre os naturais de Alvalade que residem noutras localidades e que têm neste fim de semana um momento de convívio entre família e amigos.”
Por estas razões, “em nome da Câmara Municipal, quero deixar o reconhecimento à organização do Alvalade Medieval e à população da Freguesia.”
Durante o Alvalade Medieval todo o ambiente da época é recriado pelas centenas de pessoas trajadas a rigor, desde a rica donzela ao camponês, do leproso ao senhor bispo solene. Pelas ruas mercadores apregoavam os mais variados artigos e artesãos mostravam e ensinavam a sua arte. Nas tabernas foram servidas iguarias inspiradas na época. Trovadores, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e odaliscas acompanhadas de sons exóticos animaram e deram cor a Alvalade Medieval. Houve ainda no Cerrado das Tulhas duelos de armas a cavalo e de esgrima disputados por bravos cavaleiros. O Alvalade Medieval contou com várias representações teatrais que divertiram os visitantes e trouxeram à praça e ruas da Vila a vida na Idade Media.
O evento Alvalade Medieval teve início em 2002 e recria tradições, hábitos e costumes conjugando cultura, história, património e turismo. Numa organização da Associação Cultural Amigos de Alvalade, conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade.
A festa continua hoje, dia 20 de setembro, dia da atribuição do Foral Manuelino, a data é marcada com um concerto pelas 21h00 na Casa do Povo de Alvalade com o Coro Polifónico EBORAE MVSICA.
Às 20h30 haverá uma arruada pela rua Duque da Terceira e rua 31 de Maio pelo grupo de jovens VIVAFOLIA.