Decorreu no dia 29 de abril no Museu Municipal de Santiago do Cacém a apresentação do livro “Pão das Mulheres”, publicada pela Âncora Editora, da autoria de Mouette Barboff, que sistematiza e dá a conhecer um amplo conjunto de práticas, técnicas e costumes relativos aos processos tradicionais de confeção do pão, aos processos de cultivo e moagem dos cereais (trigo, centeio e milho) que constituem a sua matéria-prima, assim como aos próprios universos relativos aos contextos sociais que conferem sentido e relevância à produção e ao consumo do pão caseiro em Portugal.
Um documento sobre o contexto social e o espírito de solidariedade, sobre crenças e rituais de fecundidade usados na confecção do pão e registados em quatro comunidades localizadas em três zonas distintas entre as quais a cooperativa Estrela Vermelha em Alvalade- Santiago do Cacém.
Uma tarde de emoções com a recordação de momentos vividos em Alvalade, que contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Margarida Santos. Muitos dos presentes na sessão conviveram de perto com Mouette Barboff, e participaram nesta recolha das tradições.
Suportado por intenso trabalho de campo realizado pela autora, Mouette Barboff, ao longo dos anos 1980 e 1990, “Pão das Mulheres” é um verdadeiro repositório de práticas, técnicas e costumes que envolvem o cultivo e a colheita de cereais, a moagem do grão, a amassadura, a tendedura, a cozedura e o consumo do pão doméstico, de trigo, de centeio, de mistura e de milho.
“Pão das Mulheres” é uma obra ímpar sobre o pão caseiro em Portugal, que pretende contribuir para a valorização das mulheres do campo e da cultura do pão do nosso País.