A Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai assegurar o pagamento dos cadernos de fichas dos alunos do 1.º ciclo do Concelho, independente do escalão de IRS de cada família.
O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, explica que o Município “já garantia o pagamento na totalidade dos manuais escolares aos alunos do escalão A e metade do valor aos do escalão B. Com a decisão do Governo de que os manuais sejam gratuitos até ao 12.º ano, que aliás era uma reivindicação de há muitos anos da força política pela qual fui eleito, assumimos a responsabilidade de financiar os cadernos de fichas”.
A tomada desta decisão deve-se ao facto de a Câmara Municipal, “ao não ter de fazer o esforço financeiro para adquirir os manuais escolares, entender assumir na totalidade o encargo com os cadernos de fichas, independentemente do escalão de IRS que, até agora, tinham de ser adquiridos pelos pais e encarregados de educação”, refere Álvaro Beijinha e relembra que é “apenas da responsabilidade da Autarquia a gestão do edificado do 1.º ciclo”.
O Autarca não deixa de sublinhar a política seguida na área da educação pelo Município “que é reconhecida até pela oposição. O nosso trabalho ao nível da educação é altamente meritório, e os exemplos são vários, quer sejam os investimentos nas escolas, com remodelações de fundo, com a colocação de quadros interativos nas salas de aulas e sistemas de climatização, quer nos transportes escolares, nas refeições e na ação social escolar com o apoio às famílias mais carenciadas”.
O Município aposta também na educação não formal através do programa municipal de combate ao insucesso escolar “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.
Oiça as declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém