O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, acompanhado dos Vereadores, Margarida Santos, Albano Pereira e Jaime Cáceres, e do Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, inauguraram, numa cerimónia simbólica, dia 10 de outubro, as obras de requalificação do espaço público do Bairro das Flores e do Bairro do Pinhal, em Vila Nova de Santo André. As intervenções que ascendem aos três milhões de euros e que estão integradas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) desenvolvido pela Câmara Municipal.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, salienta que “foram de facto dois investimentos importantíssimos para a cidade de Vila Nova de Santo André. Uma primeira empreitada no Bairro das Flores, o maior bairro residencial do Concelho, em termos de área, construído há mais 40 anos e que nunca tinha tido qualquer qualificação. Por essa razão, a Câmara Municipal decidiu intervir aqui em profundidade num investimento de dois milhões de euros, aproveitando os Fundos Comunitários. Sei que é difícil agradar a todos, mas indiscutivelmente o Bairro das Flores hoje nada tem a ver com o que era antes da intervenção. Em termos de mobilidade, de qualificação do espaço público, dos espaços verdes, dos pavimentos e passeios levou tudo uma grande transformação, e hoje as pessoas que vivem naquele bairro seguramente têm uma maior qualidade de vida.” No Bairro do Pinhal a requalificação urbana foi semelhante, numa empreitada superior a um milhão de euros, “e deu uma nova face aquele bairro trazendo um ganho indiscutível para os moradores e para a cidade, por mais que tentem passar a mensagem contrária,” afirma Álvaro Beijinha.
O Autarca sublinha que, “agora, o grande desafio é o de todos mantermos aqueles espaços, claro que a Câmara Municipal tem a responsabilidade máxima de limpar e tratar, mas também os cidadãos não devem permitir e não devem praticar atos de vandalismo ou terem atitudes pouco cívicas.”
A Requalificação de Espaço Público no Bairro das Flores foi uma das maiores empreitadas realizadas pela Câmara Municipal, num investimento de praticamente dois milhões de euros, que mudou a imagem geral do maior bairro de Vila Nova de Santo André. Relativamente ao Bairro do Pinhal, o investimento total elegível foi superior a um milhão de euros. Com estas duas intervenções a Câmara Municipal de Santiago do Cacém pretendeu qualificar a imagem geral dos dois bairros recorrendo ao espaço público para preservar a memória do local, mas garantindo a segurança dos seus utilizadores. Foi efetuada a requalificação e redefinição das áreas de circulação pedonal, viárias e mistas com repavimentação dos passeios existentes, criação de acessos desnivelados às passadeiras, remoção de obstáculos (melhoria da mobilidade e maior acessibilidade), uniformização de ruas interiores do bairro, reestruturação dos espaços verdes, drenagem pluvial; colocação de mobiliário e equipamento urbano, de modo a melhorar a utilização / fruição do espaço.
As duas empreitadas estiveram a cargo da empresa PROTECNIL – Sociedade Técnica de Construções, S.A.
Ambas as obras, e outras programadas, incluem-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) da Câmara Municipal, que abrange Vila Nova de Santo André e também os Centros Históricos de Santiago do Cacém, Cercal do Alentejo e Alvalade.
A requalificação dos dois bairros foi financiada por fundos da União Europeia através do Programa Operacional do Alentejo 2020, Portugal 2020 e FEDER.
Com a designação de projeto de Requalificação de Espaço Público no Bairro das Flores, e o código do projeto ALT20-04-2316 FEDER 000058, teve um custo total de 1.982.414,28 euros, com o apoio financeiro da União Europeia através do FEDER de 1.327.200,00 euros e o apoio financeiro público nacional / regional de 331.800,00 euros, ao custo total elegível.
Com a designação de projeto de Requalificação de Espaço Público no Bairro do Pinhal, e o código do Projeto ALT20-04-2316 FEDER 000093, apresentou um custo total 1.129. 964,31 euros, com o apoio financeiro da União Europeia através do FEDER de 960.058,35 euros e o apoio financeiro público nacional / regional de 169.422,06 euros, ao custo total elegível.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha