A Associação de Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém apresentou, recentemente, um conjunto de projetos e investimentos com o objetivo de melhorar os serviços prestados à população e traçar um novo futuro para uma das instituições mais antigas no nosso Concelho. O anúncio foi feito durante a celebração dos 108 anos da corporação, que se assinalaram no passado dia 24 de outubro.
O Vice-presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Albano Pereira, esteve presente nesta cerimónia, também como representante da Proteção Civil Municipal, e sublinhou a importância da Associação de Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém no socorro às populações e parceira da Autarquia nas mais variadas respostas ao nível da Proteção Civil.
João Malaquias, Presidente da Associação de Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, avançou que serão adquiridas novas viaturas, duas ambulâncias de emergência, equipadas com monitores e desfibrilhadores, e duas viaturas de transporte de doentes não urgentes, num investimento na ordem dos 200 mil euros.
Segundo este responsável, têm “preparada a abertura de uma escola de infantes e cadetes, para a qual já têm em pré-inscrição 15 crianças. Esta iniciativa estaria a decorrer, mas foi adiada devido às restrições impostas pela pandemia.” Outro dos projetos a desenvolver envolve o Quadro de Honra, “são elementos que têm de voltar a esta casa, porque são pessoas que deram muito de si ao longo destes anos, e têm de ter esse reconhecimento”, afirmou João Malaquias.
No início da sessão solene, que decorreu no Salão Nobre da sede da Associação, foi feita a homenagem, pelos Órgãos Sociais e Bombeiros, ao Delegado de Saúde, Joaquin Toro, pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade durante estes dois anos de pandemia. A cerimónia teve como ponto alto a atribuição do Crachá de Ouro da Liga de Bombeiros Portugueses ao Subchefe José Joaquim dos Santos, pelos 41 anos de serviço à comunidade de forma ininterrupta. Foram, também, entregues medalhas das classes bronze, prata e ouro. Efetuou-se a promoção a 2.º Comandante, Humberto Campos que, juntamente com o 1.º Comandante, Pedro Torrão, formam o Comando do Corpo de Bombeiros.
O programa da cerimónia tive início com o hastear da bandeira, seguida de missa na Igreja Matriz e romagem ao cemitério para prestar homenagem aos Bombeiros falecidos. Acompanhados pela fanfarra, realizou-se um desfile motorizado e apeado pelas ruas da cidade. A Mesa da Sessão Solene foi constituída pelo Presidente dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, João Malaquias, do Presidente da Mesa da Assembleia dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, Dr. Nuno Oliveira, do 1.º Comandante dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, Pedro Torrão, do Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal, João Ludovico, do Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Eduardo Correia, do 2.º Comandante Distrital, Marcelo Lima, e do Vice-Presidente da CMSC, Albano Pereira. A Presidente da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Isabel Contente, e a Presidente da Junta de Freguesia de Abela, Hélia Rodrigues, assistiram à cerimónia, que juntou Bombeiros, familiares e população em geral.
O Presidente da Associação de Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém concluiu sublinhando que “estamos prontos e empenhados para levar esta casa para a frente, e o trabalho já realizado mostra que estamos no bom caminho.”