O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, abriu os trabalhos do Bootcamp Alentejo Azul, que decorreu entre os dias 11 e 13 março, em Vila Nova de Santo André. A iniciativa inseriu-se numa das ações do projeto Alentejo Azul – Programa de Empreendedorismo e Inovação do Mar e Recursos Hídricos, promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e Sines Tecnopolo, da qual a Autarquia é parceira. Da ação, acolhida no nosso Município, foram constituídas quatro novas ideias de negócio na área da Economia Azul, mar e recursos hídricos.
“Em simultâneo somos um Concelho do litoral, porque temos mar, e do interior, pela forte ligação ao mundo agrícola.” Foi desta forma que Álvaro Beijinha caracterizou o território do Concelho, destacando as culturas de regadio, “com elevados índices de produtividade por hectare a nível mundial,” como a do tomate, do milho e a do arroz. “Produções muito relevantes para a economia local, que estão em risco com a situação de seca que atravessamos. A Associação de Regantes e Beneficiários do Alto Sado aponta para menos 2200 hectares que vão ficar sem ser plantados este ano.”
As oportunidades de negócio ligadas ao mar e recursos hídricos, pela relação da cidade de Vila Nova de Santo André ao complexo portuário e industrial de Sines, “são enormes para o nosso território. Os pedidos que a Câmara Municipal recebe para a concretização de investimentos, em áreas como o turismo, a indústria, os serviços e a agricultura, são diários,” salientou Álvaro Beijinha.
O Autarca sublinhou a importância da ligação à Barragem de Alqueva, “que em 2010 era chamada de Corredor Azul, que hoje está a concretizar-se e de que é exemplo a mais recente ligação à Barragem de Fonte Cerne, que é fundamental para a agricultura no nosso Concelho.” A este nível “colocámos à EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A) a possibilidade de estender essa ligação a Campilhas, uma barragem de maiores dimensões e que neste momento tem a menor quota de água a nível nacional, apenas 4%. Por parte da EDIA há o objetivo de no novo Quadro Comunitário fazer-se essa ligação.” Fazer chegar a água a Campilhas é essencial por diversos fatores, um deles é o do turismo, “dado que estão projetados para a zona o desenvolvimento de diferentes projetos que apostam na sustentabilidade ambiental.”
Por parte da ADRAL, Alexandra Correia defendeu que o Alentejo “também é azul”, mencionando que “somos, no país, a região com a maior linha de costa, o principal porto de águas profundas, o maior lago artificial, e temos rios, barragens e albufeiras importantes.” O tema escolhido para o Bootcamp, a água, “prende-se com o facto de este ser um bem cada vez mais escasso e da gestão dos recursos hídricos ser um problema para o qual temos de encontrar soluções engenhosas criando oportunidades.” Nesta filosofia insere-se este projeto “que tem como objetivo sensibilizar e capacitar empreendedores que pretendam desenvolver a sua ideia de negócio na área do mar e recursos hídricos no Alentejo, esta iniciativa procurou impulsionar o desenvolvimento de novas iniciativas empresariais incentivando a inovação e empreendedorismo na região”.
Os participantes deste Bootcamp Alentejo Azul tiveram a oportunidade de participar em sessões temáticas especializadas e a possibilidade concorrer ao 1.º Prémio Regional de Empreendedorismo, a decorrer até dia 20 de março, um concurso que procura estimular as cadeias de valor que estão aptas a gerar emprego e crescimento sustentável na Economia Azul.
O projeto Alentejo Azul tem como objetivo promover o empreendedorismo qualificado e criativo na região do Alentejo, através do apoio à exploração económica de novas ideias ligadas ao mar e aos recursos hídricos, incentivando e apoiando a criação e a consolidação de novas empresas. Sendo cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do Alentejo 2020 e Portugal 2020, sendo também parceiros a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A., e a Câmara Municipal de Portel.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha
Declarações responsável da ADRAL, Alexandra Correia