A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a CONSDEP – Engenharia e Construção S. A. assinaram, no dia 23 de maio, o contrato para a empreitada de “Ampliação e Renovação da Escola Básica de Ermidas-Sado”, que corresponde a um investimento total de 373.272,50 euros.
Álvaro Beijinha, Presidente da CMSC, e Manuel Joaquim Ruas, da CONSDEP, assinaram o acordo que constitui o pontapé de saída para uma obra muito desejada e necessária, que vai trazer condições renovadas para perto de 80 crianças da Freguesia de Ermidas-Sado. “É uma intervenção de fundo. A escola, como se sabe, é centenária. Já não oferece as melhores condições às crianças. A Câmara fez uma intervenção relativamente recente nas casas de banho, que foi a prioridade. Esta obra visa reformular toda a escola, desde a construção de um refeitório, todo o tratamento do espaço exterior, campo de jogos, entre outras. As crianças vão passar a ter condições completamente diferentes. O objetivo é que a obra comece o mais rapidamente possível, para que a parte principal seja feita no período de férias. Sensibilizámos o empreiteiro nesse sentido, para que seja criado o mínimo incómodo às crianças aquando do regresso às aulas”, sublinha Álvaro Beijinha, destacando “mais um investimento na área da Educação por parte da Câmara, que se soma a uma obra que está em curso – a Escola Básica nº 3 em Vila Nova de Santo André – e temos perspetivado lançar concurso público dentro de pouco tempo para a Escola nº 4, também em Santo André”.
O Presidente da CMSC recorda outros investimentos importantes, como o “ar condicionado em todas as salas do pré-escolar e do 1.º Ciclo, os computadores no pré-escolar e também a compra de muitos equipamentos novos no 1º ciclo, para substituir os mais obsoletos e renovar o parque informático, e as várias intervenções nos parques infantis, em quase todas as escolas. É um esforço financeiro que a Câmara está a fazer, mas está a acontecer numa área que para nós é prioritária, que é a Educação”.
Carlos Parreira, Presidente da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, destaca “uma obra de grande envergadura e necessária para as crianças da freguesia. A Câmara tem vindo a intervir aos poucos e agora houve esta oportunidade de recuperar, melhorar e ampliar o edifício”. O autarca já teve acesso ao projeto e não hesita em classificá-lo como “espetacular, estão de parabéns os técnicos da Câmara pela sua execução”. Carlos Parreira destaca “o aumento do número de alunos, temos três salas cheias e este ano em particular vamos ter um número de alunos a passar da pré para o 1º Ciclo superior ao habitual, há muito tempo que não acontecia”, congratula-se o Presidente da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado.
Os trabalhos deverão ter início no prazo de cinco dias, a contar a partir da data de celebração do auto de consignação, que deverá ser lavrado no prazo de 22 dias, após a assinatura do contrato. O prazo de execução da empreitada é de 150 dias, a contar a partir da data do auto de consignação dos trabalhos.