Foi assinado esta manhã, na Sala de Sessões da sede do Município, em Santiago do Cacém, o acordo entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Sociedade Juventude Cercalense para a execução de um relvado sintético e melhoria das infraestruturas do Campo de Futebol da Boa Vontade no Cercal do Alentejo, bem como o protocolo para a gestão, utilização e manutenção do equipamento desportivo.
Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal, e João Ludovico, Presidente da Sociedade Juventude Cercalense, assinaram os dois documentos, numa cerimónia que contou também com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Jaime Cáceres e do Presidente da Junta de Freguesia do Cercal do Alentejo, António Albino. O acordo tem por objetivo a intervenção no Campo de Futebol da Boa Vontade e o protocolo estabelece as condições da gestão do campo, propriedade da Casa do Povo do Cercal do Alentejo, cedido ao Município mediante contrato de comodato por um período de 30 anos.
É um marco muito importante para o clube, para a Freguesia do Cercal do Alentejo e para o Município, como refere Álvaro Beijinha, “uma vez que a Sociedade Juventude Cercalense há muito que ambicionava ter o campo com relvado sintético e prende-se também com a política da Câmara Municipal tem vindo a desenvolver no investimento em equipamentos desportivos”. A Câmara Municipal assume, com este acordo, um investimento de 130 mil euros e “o clube vai ter de conseguir formas de apoio para o restante valor do sintético. A direção da Juventude Cercalense já está no terreno, os trabalhos de preparação do campo já iniciaram, para que na próxima época desportiva este esteja a funcionar. Uma das condições para a concretização do sintético é o clube ter uma aposta séria na formação, porque a nossa política é incentivar cada vez mais a prática desportiva junto dos mais novos”, acrescenta Álvaro Beijinha.
Recorde-se que foram protocolados, em idênticas condições, a concretização de sintéticos em campos municipais que se encontram em funcionamento, com o União Sport Club em 2015 e com o Estrela de Santo André e o Futebol Clube Alvaladense em 2017.
Os protocolos assinados fazem justiça a uma ideia muito antiga da Sociedade Juventude Cercalense em melhorar o Campo da Boa Vontade. João Ludovico diz que com este acordo “queremos implementar uma dinâmica muito grande ao nível das camadas jovens e uma vez que à nossa volta praticamente todos os campos de futebol são relvados, isso trazia-nos dificuldades em captar os mais novos e até os seniores e veteranos. É uma melhoria muito significativa para o nosso campo, com este grande apoio da Câmara Municipal e também da Junta de Freguesia, para além das obras de preparação do campo o clube tem de investir em equipamentos e noutras obras de melhoramento”. O clube vai iniciar um conjunto de iniciativas com vista a angariação de fundo para a concretização da obra que se espera ser inaugurada no final de setembro “já com o aumento das equipas de formação de duas para quatro, uma vez que já temos muitos miúdos inscritos”, revela João Ludovico.
O Presidente da Junta de Freguesia do Cercal do Alentejo, António Albino, reitera a importância desta infraestrutura para os jovens pois “é uma aspiração da população, dos autarcas e do clube. É uma freguesia em crescimento, com alguma dimensão e que já merecia um campo destes. Apesar do campo não ser municipal juntaram-se forças e vontades e a obra vai ser uma realidade”. A Junta de Freguesia vai dar apoio na cedência de materiais e mão-de-obra nos trabalhos de preparação do campo para receber o sintético.
A intervenção agora protocolada vai trazer, além da melhoria nas condições para a prática desportiva, mais benefícios para os atletas no que respeita à frequência de treinos e à disponibilidade de espaço útil para os mesmos e para o reforço das camadas de formação. O equipamento poderá ser usufruído, também, pela população em geral, através de uma utilização devidamente programada e articulada, que está devidamente acautelada no protocolo de gestão do campo.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha
Declarações do Presidente da Sociedade Juventude Cercalense, João Ludovico
Declarações do Presidente da Junta de Freguesia do Cercal do Alentejo, António Albino