A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, voltou a efetuar, no dia 20 de outubro, um reforço de material junto das Associações Humanitárias de Bombeiros do Município, nomeadamente, de Alvalade, de Cercal do Alentejo, de Santiago do Cacém e de Santo André, com a entrega de 1600 máscaras divididas por cirúrgicas e FFP2, e 400 fatos de proteção individual. Com este reforço de material a Autarquia pretende apoiar o trabalho destas entidades no combate à COVID-19.
No âmbito da 6.ª renovação das medidas extraordinárias e de caráter urgente para o apoio social e económico no combate à pandemia pela doença COVID-19, a Autarquia aprovou a isenção do pagamento das tarifas dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos para as Associações de Bombeiros e Instituições Privadas de Solidariedade Social, durante os meses de outubro, novembro e dezembro.
Recorde-se que, ao longo destes quase dois anos de pandemia, a Câmara Municipal tem promovido um conjunto de medidas de apoio às diferentes entidades do Concelho que estão na linha da frente deste combate. A Autarquia distribuiu junto das diferentes entidades um total de 85.300 máscaras, 1.520 fatos de proteção individual, 6.000 pares de luvas cirúrgicas, 280 óculos de proteção, 4.850 viseiras, 240 pares de proteções para botas, 3.355 litros de álcool-gel e 1.700 litros de desinfetante. Realizou, também, ações de higienização e desinfeção às instalações dos Bombeiros Voluntários e Mistos contribuindo para a proteção dos bombeiros durante a prestação de socorro às populações.