
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, Jorge Nunes, assinaram, dia 15 de setembro, dois protocolos, um dos quais para a cedência por parte do Município de um terreno, em Vila Nova de Santo André, para a construção de uma Estrutura Residencial para Idosos. O equipamento terá 60 camas, sendo a Misericórdia a entidade responsável pela construção do equipamento num investimento de quatro milhões de euros. O segundo protocolo visa a gestão, por parte da Santa Casa, da Casa Mortuária de Santiago do Cacém, recentemente construída pelo Município, na Rua Padre Hermano Ferreira Almeida Lima. As assinaturas tiveram lugar na cerimónia de comemoração dos 520 anos da instituição, que decorreu na Estrutura Residencial do Pinhal em Santiago do Cacém.
Álvaro Beijinha explica que “firmámos este protocolo de cedência de um terreno com 1,6 hectares depois de, passado pouco mais de um ano, a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém ter manifestado a intenção de assumir a construção de uma residência para idosos em Vila Nova de Santo André”. O projeto para a concretização desta valência foi já executado, e através do Programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) espera-se vir a obter o financiamento necessário para que a construção possa avançar.
O Autarca salientou que Santo André é a maior freguesia em termos populacionais do Concelho, “tem uma cidade jovem mas que começa a ter necessidade de reposta para aquela população que veio para cá, há 40 anos, trabalhar e que agora tem 70 e mesmo 80 anos”.
Para Álvaro Beijinha este é “um passo importante para dar uma resposta social ao nível do Concelho, porque há muitos anos que se fala da intenção de construção de um lar em Santo André, mas que, infelizmente, até ao momento não tinha sido possível concretizar”.
No que diz respeito ao segundo protocolo o Presidente da Câmara Municipal afirma que “a cidade de Santiago do Cacém há muito que necessitava de uma Casa Mortuária nova. A Câmara Municipal construiu-a e equipou-a, e entendemos que, à semelhança do que acontece noutros municípios, devíamos celebrar um protocolo que passasse a gestão deste equipamento para a Santa Casa da Misericórdia dentro de premissas previamente estabelecidas”.
Os dois protocolos foram firmados num dia que também foi de aniversário, o Presidente da Autarquia felicitou a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém pelos 520 anos de existência. “Está de parabéns fundamentalmente por todo o trabalho desenvolvido, e quero destacar o papel que os seus trabalhadores e colaboradores, que de forma dedicada, tratam dos nossos idosos e crianças, mas também daqueles que têm problemas de saúde e necessitam de cuidados continuados. E essa é a maior riqueza desta instituição.”
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, Jorge Nunes, explicou que “lançámos a ideia de construir esta residência em maio de 2018 e neste momento temos o projeto elaborado, tendo sido já entregue na Segurança Social, e estamos a aguardar a sua aprovação. É um projeto que reúne todas as condições técnicas exigidas, num edifício de grande qualidade cujo terreno nos foi cedido pela Câmara Municipal. Se conseguirmos a aprovação da candidatura espero que dentro de dois anos a obra esteja concluída”.
A Diretora da Segurança Social de Setúbal, Natividade Coelho, que esteve presente no aniversário da instituição, destacou o papel da Santa Casa na comunidade e no território onde atua. A responsável sublinhou que “se não houver consciência da importância do que se faz, e de como se pode fazer melhor reunindo a comunidade, porque não se trata apenas de um serviço, só no dia em que tivermos empresas a agir no território poderemos dar valor ao que efetivamente se faz”.