A Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai realizar uma sessão pública sobre a estratégia municipal de Reabilitação Urbana a ter lugar no dia 22 de março, às 15h30, na Sala de Sessões do Município. Participam representantes da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas. Nesta reunião serão debatidos, os apoios municipais, os benefícios fiscais e os incentivos financeiros.
A reabilitação urbana constitui um objetivo estratégico do Município de Santiago do Cacém que visa uma aposta na revitalização do património edificado e do espaço urbano envolvente.
Este é um instrumento de financiamento comunitário que tem por objetivo principal a reabilitação urbana aberto a particulares e entidades públicas. Segundo Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal “a Câmara definiu as chamadas ARUS (Áreas de Reabilitação Urbanas) em Alvalade, Cercal do Alentejo, Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André. Neste âmbito a autarquia proporciona um conjunto de incentivos a quem queira recuperar as suas habitações localizadas nas áreas das ARUS, nomeadamente, na área fiscal com a isenção ou redução do IMI, isenção ou redução do IMT, redução do IVA. O IFRRU oferece condições mais vantajosas do que aquela que normalmente a banca oferece e que decorre até 2020.”