A cidade de Santiago do Cacém será a anfitriã da apresentação oficial dos Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo, a cerimónia decorre dia 4 de setembro, pelas 10h00, na Igreja Matriz.
“A Câmara Municipal de Santiago do Cacém há muito anos que trabalha e se debate pelo reconhecimento dos Caminhos de Santiago a sul”, sublinha o Presidente da Autarquia, Álvaro Beijinha. “Somos o único Município em Portugal com o nome de Santiago, temos vários indicadores históricos e na toponímia, entre outros, que revelam que o Caminho de Santiago passa pelo nosso Concelho desde há muitos séculos.”
Foi a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) que avançou com o processo de reconhecimento do Caminho de Santiago a sul. “Estamos a falar de um Caminho que tem um cariz religioso, mas que tem uma importância do ponto de vista turístico enorme. Foi com esse sentido que a ERTAR, e bem, agarrou neste projeto, envolvendo as autarquias pois só assim se garante o sucesso do mesmo, e neste momento o Caminho está todo marcado” explica Álvaro Beijinha.
O lançamento dos Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo acontece na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, “lugar mais do que apropriado para acolher esta iniciativa” acredita o Autarca. Segundo Álvaro Beijinha o momento representa “o culminar de uma etapa com muitos anos que será o início de uma nova, e que irá contribuir para atrair pessoas ao nosso território.” A dinamização do Caminho de Santiago a sul “insere-se, na perfeição, na estratégia que a Câmara Municipal tem vindo a definir ao longo destes últimos anos de promoção do Município e do seu território.”
Este caminho começou a ser percorrido com a geminação de Santiago do Cacém à cidade de Santiago de Compostela, e com a exposição realizada em 2007 “O Caminho Sob as Estrelas”, inaugurada pelo então Presidente da República Prof. Aníbal Cavaco Silva, organizada em parceria entre o Município de Santiago do Cacém, o Governo Regional da Galiza e a Diocese de Beja. A exposição dedicada ao culto do Apóstolo Santiago reuniu peças notáveis pertencentes aos principais museus da Galiza, e a escultura original da autoria de Joana de Vasconcelos “El Matador”.
A região de Santiago do Cacém possui uma profunda ligação ao culto de Santiago Apóstolo, ao Caminho de Santiago e à Ordem Militar de Santiago de Espada. Como via de peregrinação os registos remonta a épocas muito antigas como fazendo parte da via que unia o “Promontório Sacro” – o Cabo de São Vicente – ao Noroeste Peninsular e passava ao longo da planície litoral.
A Igreja Matriz, ainda hoje, é um santuário complementar no itinerário para Compostela, e no passado o antigo Hospital do Espírito Santo, situado em pleno centro histórico de Santiago do Cacém, era local de acolhimento dos peregrinos.
Com as invasões francesas o Caminho de Santiago que passava pelo Alentejo Litoral caiu no esquecimento.
Mas, nos nossos dias, o Caminho renasceu e a passagem dos peregrinos, sobretudo a pé, a cavalo e de bicicleta, que vêm solicitar na Igreja Matriz de Santiago do Cacém e noutros templos da zona a “Compostelana” (carimbo que atesta a passagem) tem vindo acrescer todos os anos.
Durante este evento a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo irá apresentar o projeto, e lançar o filme promocional sobre o percurso neste território.
A cerimónia conta com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que manifestou publicamente ser uma prioridade assumida na Estratégica para o Turismo 2027 a “afirmação de Portugal como um país de caminhos.”
A inscrição no evento deverá ser efetuada através do site: https://www.visitalentejo.pt/pt/caminhos-de-santiago/
Para ficar a conhecer as etapas do Caminho de Santiago Alentejo e Ribatejo consulte o site: www.caminhosdesantiagoalentejoribatejo.pt
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha