A reunião do Conselho Local de Ação Social de Santiago do Cacém (CLASSC) que decorreu no dia 17 de fevereiro, no Auditório Municipal António Chainho, e foi dirigida pela Presidente do CLASSC, a Vereadora Sónia Gonçalves, abordou assuntos referentes às candidaturas de equipamentos sociais de nova geração para o Concelho, no âmbito do Programa de Resolução e Resiliência (PRR) e apresentou os resultados do primeiro ano de execução do projeto Seniores 65+ Município com Vida. Foi, também, o momento para se proceder à votação do Diagnóstico Social do município de Santiago do Cacém de 2020, que foi aprovado por unanimidade.
Durante a reunião do CLASSC foram apresentadas três candidaturas a financiamentos do PRR, inseridas na medida – Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais. A Casa do Povo de Cercal do Alentejo apresentou a candidatura para a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) com 65 vagas. A Casa do Povo de Abela pretende aumentar da capacidade da ERPI em 15 vagas. A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém apresentou a financiamento a ampliação das Residências do Pinhal, em sete vagas. Estas candidaturas foram sujeitas aos pareceres do Núcleo Executivo do CLASSC que as avaliou, resultando daí uma menção qualitativa e uma menção quantitativa, relativamente a cada candidatura sendo que todas mereceram parecer favorável. A Presidente do CLASSC colocou os pareceres mencionados a votação, tendo sido aprovados por unanimidade.
Na reunião foram, ainda, apresentados os resultados referentes ao primeiro ano de execução do projeto CLDS-4G – Santiago do Cacém – Seniores 65+, Município com Vida, que tem uma duração de três anos. No período compreendido entre setembro de 2020 e agosto de 2021, o projeto abrangeu um total de 308 destinatários, dos 770 contratualizados, alcançando uma execução de 40%. Este projeto envolve a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano como entidades coordenadoras, executoras e responsáveis pelas ações propostas.
Estiveram presentes as seguintes entidades parceiras: Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, Casa do Povo de São Domingos, Associação Intervir.Com, Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, Junta de Freguesia de Santo André, Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal, CRI Litoral Alentejano, NLI – Núcleo Local de Intervenção, CPCJ Santiago do Cacém, Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, NucliSol, Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, Instituto Português do Desporto e Juventude , Casa do Povo de Alvalade, Casa do Povo de Cercal do Alentejo, Casa do Povo de Abela, Cercisiago e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.