
Nos dias 9 e 10 de maio, a Câmara Municipal promoveu a realização de Contos Malteses – “Histórias de Papel” através das oficinas exploratórias orientadas por Inês de Carvalho. Uma iniciativa em que participaram cerca de 100 alunos de Educação Visual do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Curso de Artes Visuais e Humanidades do Ensino Secundário dos Agrupamentos de Escolas de Santo André, Santiago do Cacém e Cercal do Alentejo.
Trataram-se de oficinas de criação artística a partir do papel. Os jovens “escreveram” histórias pelo movimento das mãos e pela expressão visível e sensível desse movimento no material papel, que se transformou, ao mesmo tempo, em corpo e narrativa, em cenário e personagem, em luz e sombra. Foi por entre as suas dobras, ao virar das suas curvas, que as histórias apareceram.
Com um currículo notável, Inês de Carvalho trabalha intensamente nas áreas da cenografia, figurinos e realização plástica.
Uma iniciativa incluída na candidatura da Câmara Municipal “Insucesso Zero|Igualdade na Educação”, que visa a redução do insucesso escolar e do absentismo. Os objetivos específicos da candidatura são os seguintes:
Integrar as tecnologias da comunicação nos processos educativos;
Mobilizar as famílias para a importância da escola e do conhecimento;
Promover a educação não formal;
Promover a literacia e a formação da população do Município.
Esta ação integrada na política educativa da autarquia, no valor de 832.160,22€ é apoiada por fundos comunitários em 702.237,00€ através do cofinanciamento do Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.