Hoje, 5 de maio, celebra-se pela primeira vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em novembro do ano passado. Este dia já estava instituído, desde julho de 2009, pelo Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura entre os países de Língua Portuguesa, com o objetivo de afirmar e reforçar o papel da Língua Portuguesa e da cultura lusófona no mundo.
A Língua Portuguesa conta com oito séculos de existência e surgiu oficialmente por ordem de D. Dinis. O mais antigo texto escrito em português é o testamento de D. Afonso II e data de 1214. A par deste documento existem no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, outros dois documentos igualmente considerados como os mais antigos escritos em Língua Portuguesa.
Atualmente, a Língua Portuguesa é falada por cerca de 260 milhões de pessoas em todo o mundo e é a língua oficial dos países que constituem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau.
Para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa estão programadas várias iniciativas entre as quais uma iniciativa on-line em que participam duas dezenas de personalidades lusófonas da política, letras, música ou desporto e será transmitida, às 12h00 de Portugal, no canal Youtube do Instituto Camões.
“Minha pátria é minha língua” – Livro do Desassossego de Bernardo Soares heterónimo de Fernando Pessoa