O Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo – “Terras Sem Sombra” voltou a Santiago do Cacém, nos dias 25 e 26 de março. No dia 25, a Igreja Matriz voltou a encher para receber um concerto de elevada qualidade pelo emblemático Brentano String Quartet, considerado por muitos críticos especializados como um dos melhores quarteto de cordas do Mundo. “Perpétuo Movimento: Em torno d’A Arte da Fuga” um tributo a J.S.Bach, em que o célebre compositor alemão foi revisitado a par dos compositores Gesualdo, Kurtag, Gubaidulina e Britten. Uma interpretação repleta de virtuosidade para gáudio do público.
Antes do concerto, o dia iniciou-se com uma visita pelo património construído do centro Histórico de Santiago do Cacém. No dia 26 de março, realizou-se uma ação no âmbito da biodiversidade, com a plantação de 30 sobreiros junto às ruínas do convento franciscano de Nossa Senhora do Loreto.
A iniciativa, da responsabilidade do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, foi levada a cabo em parceria com o Município de Santiago do Cacém, que esteve representado no concerto pelo Vereador da Cultura, Norberto Barradas, pela Presidente da Assembleia Municipal Paula Lopes e pela representante da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, Teresa Chaves. Também presente nesta edição a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Paula Amendoeira e a Encarregada de Negócios da Embaixada dos EUA, Herro Mustafa. De salientar a presença entre o público do Prof. Fernando de Pádua, que apadrinhou as atividades em Santiago do Cacém do “Terras sem Sombra”, ele que foi o “pai da medicina preventiva em Portugal” promovendo hábitos saudáveis de vida.