O atleta Flávio Pacheco, natural de Ermidas-Sado, Concelho de Santiago do Cacém, abriu ontem, dia 2 de agosto, a participação portuguesa no Campeonato do Mundo de Paraciclismo, em Maniago, Itália, com o 13.º lugar na prova de contrarrelógio de classe H4.
Foi a estreia do paraciclista em provas Mundiais, obtendo um registo de 22’40’’49 para os 13,6 quilómetros do exercício individual. Com este resultado Flávio Pacheco chegou à 13.ª posição. Com esta classificação o atleta terá de aguardar a sua integração no plano de qualificação para os Jogos Paralímpicos de 2020, que exigia um lugar nos dez primeiros.
Flávio Pacheco gastou mais 3’20’’41 do que o vencedor, o holandês Jetze Plat, que cumpriu a prova em 19’20’’08. Seguiram-se dois polacos, Krystian Giera, a 54,24s, e Rafal Wilk, a 1’44’’55.
O selecionador nacional de paraciclismo, José Marques, explicou que foi apenas por 15 segundos que Flávio Pacheco ficou fora do décimo lugar, o que lhe daria já a integração para a qualificação paralímpica. Mas perante este resultado as perspetivas para a prova de fundo são positivas.