A convite da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Gonçalo Beja da Costa expõe desde o dia 7 de abril, e até 9 de junho, no Museu Municipal, Forest Brown, uma exposição de pintura que apresenta um conjunto de trabalhos monocromáticos.
Gonçalo Beja da Costa tem raízes familiares em Santiago do Cacém e expõe pela primeira vez na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal “é um espaço que eu adoro e que sempre me foi querido. É muito agradável expor aqui”, refere o artista plástico, que já expôs os seus trabalhos em várias instituições e em exposições coletivas, e está representado em diversas coleções particulares.
O Vereador da Cultura, Jaime Cáceres, referiu na inauguração da exposição que é sempre com bastante satisfação que a Câmara Municipal “recebe e divulga artistas do nosso município, em particular neste espaço. Gonçalo Beja da Costa tem um trabalho reconhecido e que também temos de divulgar”.
“Um trabalho de mancha que se forma e destaca ao encontro da textura, com a sombra, luz, e todos os seus desdobramentos. Trabalho em papel e tecido, onde, de obra para obra, existe uma repetição de processos no método de pintura”, como se pode ler no texto de introdução à exposição.
Para Gonçalo Beja da Costa os seus materiais de eleição para trabalhar são “tinta da china, viochene e a lixívia”. Esta exposição vem no seguimento de uma série de trabalhos que o pintor tem vindo a desenvolver nos últimos dois anos “comecei com formatos muito pequenos e neste momento trabalho em grandes formatos e em tecido. Um material que descobri, e que me permite realizar estas composições que estão em constante desenvolvimento”.
Estas pinturas são constituídas como repetições de marcas e gestos, manchas que se repetem, ou pequenas marcas que sistematicamente cruzam a folha e o tecido.
Os objetos expostos funcionam como suporte para todo o trabalho e que são mostrados pela primeira vez ao público “a sua maioria foram descobertos no Alentejo e achei por graça mostrá-los, porque fazem parte do meu dia-a-dia e são a inspiração para o que está exposto”.
A inauguração da exposição contou com a participação do Ensemble de Guitarras da Escola Municipal de Música.