A Câmara Municipal de Santiago do Cacém transformou 12 frigoríficos em bibliotecas. Os aparelhos em fim de vida estão espalhados um pouco por todo o Município e surgem no âmbito do projeto “Levar, Ler e Devolver”, inaugurado no dia 21 de junho em frente ao edifício principal da CMSC.
O projeto – que está a despertar grande interesse junto da população – “visa democratizar ainda mais o acesso à cultura e à leitura”, sublinha Álvaro Beijinha, Presidente da CMSC. “Esta ideia partiu dos serviços das bibliotecas e consiste, de uma forma simples, em recuperar/reciclar 12 frigoríficos em fim de vida que foram espalhados por todas as freguesias do Município. Sem qualquer formalismo – só têm de deixar o seu nome e o seu contacto – as pessoas podem vir buscar um livro, levá-lo para casa, lê-lo e devolvê-lo. Os frigoríficos/bibliotecas estão todos em espaços públicos, de fácil acesso. Contamos com a população, que procura muito as bibliotecas e que agora esperamos que possa também procurar estas ‘frigobibliotecas’ ”, conclui Álvaro Beijinha, que esteve acompanhado na inauguração pelos Vereadores Norberto Barradas e Margarida Santos.
SOBRE O “LEVAR, LER E DEVOLVER”
O Projeto “Levar, Ler e Devolver” visa promover a leitura, com uma forte componente cultural e literária, que pretende democratizar o acesso dos munícipes e visitantes aos livros e à leitura, com a disponibilização de 12 espaços informais de leitura, que abrangem todas as freguesias do Município de Santiago do Cacém.
Aproveitando frigoríficos em fim de vida – dez disponibilizados pelos Móveis Fernandes / Tien21 e dois pela família Vilhena, proprietários e dinamizadores do Museu da Farinha – os postos de leitura “Levar, Ler e Devolver” vão funcionar em espaços públicos, num regime self service, permitindo um contacto livre dos leitores com os livros.
O empréstimo domiciliário está assegurado, mediante o cumprimento de determinadas regras, afixadas nos postos de leitura. O registo do empréstimo é efetuado no caderno existente para o efeito. A oferta bibliográfica é composta, maioritariamente, por publicações municipais, incidindo em assuntos da cultura e património locais e divulgando as obras vencedoras do Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca, promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém. O restante acervo provém de ofertas feitas à Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.