A Associação Cultural de Santiago do Cacém, a Sociedade Harmonia e a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra vão realizar o I Grease Festival: Nos Tempos da Brilhantina, que pretende recordar os anos 50 do século XX, nos dias 9 e 10 de junho, entre as 18h00 e as 01h00, no Centro Histórico da cidade de Santiago do Cacém. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal.
A década de 50 foi uma época de transição na cultura mundial, até então o jazz e o pop eram as formas predominantes de expressão musical. Nesta altura, surge o rock and roll um estilo musical que nasce da expressão “rocking and rolling” – “balançar e rolar”.
O Rock and Roll nasce de uma atitude “anti” por parte da juventude relativamente aos valores dos seus antepassados, constitui um dos mais importantes movimentos sócio-culturais do século XX.
A música rock and roll gerou novos estilos de danças: Swing, mambo e o twist. No cinema são os anos dourados dos musicais, destacando-se ainda filmes de suspense de Alfred Hitchcock, de caraterização da juventude rebelde com James Dean.
A moda esbanjava glamour, seduzida pelo romantismo e feminilidade. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos. Essa silhueta extremamente feminina e jovial atravessou toda a década de 50 e manteve-se como base para a maioria das criações desse período. Christian Dior liderou, até a sua morte em 1957, a agitação de novas tendências que foram surgindo quase a cada estação. Tudo isto vai estar presente no Grease Festival: roupas da época, automóveis, desfile de motas, cabeleireiras e tatuadores, mercado vintage e claro a música e dança! Não faltarão os espaços de comes e bebes e exposições: “Cinema Sociedade Harmonia” e “Anos 50 Santiago do Cacém”
Vão estar representados os principais construtores de motas da época a nível nacional, entre as quais a Redonda Motors, com a mota mais premiada nos concursos de transformação a nível europeu.
O I Grease Festival: Nos Tempos da Brilhantina, não poderia deixar de relembrar o teatro de Robertos tão característico dos anos 50 portugueses.
Pretende-se com esta iniciativa contribuir para a valorização do território através de um momento transversal às várias manifestações artísticas que vão desde a dança ao cinema, passando pela música dos anos 50. São também objetivos: dinamizar o centro histórico da cidade onde ficam situadas as duas associações, contribuir para o reavivar da memória coletiva do local e da história, envolver a população na dinamização da iniciativa, criar sinergias principalmente com as associações locais e contribuir para o convívio intergeracional.