Conhecer os locais ligados à Rainha Isabel de Aragão, através da sua aia Vataça Láscaris que viveu em Santiago do Cacém foi mote para o roteiro histórico realizado no dia 24 de março , com a escritora e jornalista Isabel Stilwell, autora do livro “Isabel de Aragão – Entre o Céu e o Inferno”, que esteve também à conversa com os seus leitores na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, que contou com a participação do Vereador da Cultura, Jaime Cáceres.
Isabel de Aragão, que casou com o Rei D. Dinis, que mandou plantar o pinhal de Leiria, foi a rainha que ficou eternizada como Rainha Santa e cuja lenda lhe atribui o milagre de ter transformado o pão em rosas. Junto dos seus embaixadores e espiões, com a ajuda da sua sempre fiel Vataça, jogou de forma astuta no tabuleiro do poder.
A ideia destes roteiros é, segundo Isabel Stilwell, “motivar os leitores para partirem à descoberta dos sítios de que se fala no livro e descobrirem a nossa história. Essa é uma das grandes recompensas que tenho com a minha escrita, sentir que as pessoas, lêem mais e investigam. Se não conhecermos o nosso passado e o nosso país, teremos mais dificuldade em imaginarmos o futuro.”
O roteiro histórico em Santiago do Cacém, guiado pelo técnico da Câmara Municipal Gentil Cesário, remeteu para a leitura de algumas passagens do livro, feitas pela autora.
Nesta visita não se poderia deixar de falar de Vataça Láscaris, aia da Rainha Isabel de Aragão que segundo Isabel Stilwell “ foi uma mulher bastante progressista para a época. Santiago do Cacém teve a sorte de ter o seu nome ligado à sua história. Era uma mulher independente, com corte e com uma autonomia muito grande. Temos imensa sorte de ter o seu testamento o que para um romancista histórico é permite-nos construir a ficção à volta desta personagem” diz a escritora.