
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém considera que estão reunidas as condições para a reativação da sala do Jardim-de-Infância de Vale de Água e defendeu a sua reabertura junto da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Alentejo que pondera a sua abertura para o ano letivo 2018/2019.
Recorde-se que o funcionamento do Jardim-de-Infância de Vale de Água esteve suspenso no ano letivo 2016/2017, uma vez que só existiam duas crianças em condições de frequentar aquele estabelecimento escolar, situação que atualmente não se verifica.
A Câmara Municipal assegurará a colocação de pessoal auxiliar, as refeições escolares e as Atividades de Animação e Apoio à Família, este último prestado gratuitamente pela Autarquia. A Autarquia assegura as suas competências e considera estarem reunidas as condições para a reabertura deste estabelecimento de ensino que é fundamental para a continuidade da Escola Básica do 1.º Ciclo de Vale de Água.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinha que “defender a reabertura do Jardim-de-Infância em Vale de Água faz todo o sentido devido à inscrição de seis alunos.” O Autarca nos contatos que manteve com a Delegada Regional de Educação do Alentejo vincou precisamente esta situação frisando que “a Câmara vai fazer a sua parte ao assegurar a colocação de duas funcionárias para garantir as Atividades de Animação e Apoio à Família de forma totalmente gratuita”, como acontece em todo o Concelho. Inclusive, para melhorar as condições daquele estabelecimento de ensino, a Autarquia tem programada a execução de um campo de jogos. “Da nossa parte temos tudo para que o Pré-Escolar volte a reabrir, falta a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Alentejo colocar uma educadora.”
Neste momento, estão matriculadas seis crianças residentes na área de influência do Jardim-de-Infância de Vale de Água e auscultados os respetivos encarregados de educação, estes manifestaram a preferência por colocar os seus educandos próximos da sua área de residência.
A Câmara Municipal entende que a abertura do Jardim-de-Infância de Vale de Água é uma medida que reforça a decisão dos jovens casais em se fixarem na sua localidade, uma vez que os filhos vão para as escolas da sua terra, fundamental para a vivência e desenvolvimento de qualquer território, contribuindo para diminuir as assimetrias e a desertificação das freguesias do interior do Concelho.
Esta pretensão da Autarquia mereceu a concordância do Agrupamento de Escolas Professor Arménio Lança de Alvalade, de que faz parte o Jardim-de-Infância de Vale de Água.