
A Câmara Municipal inaugurou dia 15 de junho, sexta-feira, a exposição fotográfica “Lugares de Agora, Lugares de Outrora”. O passado e a história de Santiago do Cacém vão estar expostos em grandes telas espalhadas por toda a cidade. A iniciativa insere-se no Ano Europeu do Património Cultural. As fotografias retratam as mais variadas manifestações culturais das gentes deste Município, que são parte integrante da sua identidade e da sua memória coletiva e, ao mesmo tempo, dão a conhecer um pouco da História dos edifícios que as sustêm.
Jaime Cáceres, Vereador da Cultura, na Câmara de Santiago do Cacém, explicou que o propósito da exposição “é trazer o passado de Santiago do Cacém à atualidade. Esta exposição significa que nós queremos preservar a nossa história, porque um povo sem história é um povo que não tem possibilidade de futuro. Estas são vivências da cidade, um popular dirigiu-se a mim e afirmou que se reviu numa fotografia da Mercantil de há 50 anos, porque era aí funcionário. Todos nós nos revemos em situações que têm a ver com a história de Santiago do Cacém.”
Luísa Gomes, do Arquivo Municipal, coordenadora da exposição, explicou que este é um projeto ambicioso denominado “Imagens com História”. Cujo objetivo é a criação de um grande álbum digital, que consubstancie a história das gentes e dos lugares do nosso município. “Este projeto só é exequível graças à generosa colaboração dos munícipes e das instituições, quer públicas quer privadas, que nos facultam as fotografias para digitalizar e nos cedem os direitos de utilização para fins única e exclusivamente culturais, de estudo e investigação. “Lugares de Agora, Lugares de Outrora” é a primeira ação pública deste projeto. Queremos com esta exposição chamar a atenção para o património cultural que nos rodeia, por isso ao longo de um percurso expositivo, e em cada edifício montra, vamos apresentar imagens que de alguma forma se relacionam com os edifícios e ao mesmo tempo são representativas das mais variadas manifestações culturais.”
Por 10 edifícios da cidade é possível descobrir este passado guardo em imagens. Num percurso de dois quilómetros rostos de outrora revelam vivências, contam uma história que constrói o futuro. A inauguração ficou marcada pela visita guiada por técnicos do Arquivo Municipal.
A exposição, organizada pela Câmara de Santiago do Cacém, vai estar em exibição por toda a cidade durante um ano. O roteiro (em português e inglês) para acompanhar esta exposição está disponível nos Postos de Informação Turística de Santiago do Cacém, Câmara Municipal, Museu Municipal, Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, Arquivo Municipal e Auditório Municipal António Chainho.