A Câmara Municipal de Santiago do Cacém investiu cerca de 32 mil euros no restauro / conservação do Moinho Municipal da Quintinha, em Santiago do Cacém, um dos ex-libris da cidade e do próprio Município.
O equipamento regressa ao ativo, na moagem de cereais, a partir do dia 7 de abril, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos e dos Moinhos Abertos. Das 09h00 às 13h00, as atividades destinam-se aos mais pequenos, com o mote “Vem ver o moinho a moer e leva a tua farinha”. O moinho vai estar aberto ao público em geral entre as 14h00 e as 17h00 (7 de abril) e das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (8 e 9 de abril). Embora aberto ao público, o Moinho Municipal da Quintinha, em Santiago do Cacém, não funcionava desde o dia 9 de julho de 2011, por não apresentar condições de funcionamento em segurança para visitantes e moleiro, devido a uma grave fissura detetada no antigo mastro.
De forma a dotar o moinho de boas condições para trabalhar em segurança, a Câmara contratou uma empresa especializada para efetuar a substituição do antigo mastro. Foram também substituídas as oito varas e os antigos cabos de aço por cordas novas, bem como as rodas de azinho que permitem a rotação do capelo, tendo sido efetuada a correção pontual do roço (anel de pedra onde roda o capelo). Foram ainda substituídas as madeiras do piso da sala de moagem e foi construída uma nova escada de lanço único em madeira (para ligar os três pisos do moinho) e um varandim em madeira.
Este investimento municipal no património histórico e etnográfico vai permitir que este monumento às técnicas ancestrais de moagem possa voltar a abraçar Santiago, enfunar as suas velas, produzir boa farinha e brindar os visitantes com a sinfonia do vento, através do cantar dos búzios.
Saiba mais sobre o MOINHO DA QUINTINHA