
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém promoveu o concurso de fotografia – “Num instante…um novo olhar”, organizado pela Divisão de Desenvolvimento Económico e Turismo da Autarquia. O concurso teve como objetivo principal destacar o potencial do turismo em Santiago do Cacém levando-o a ser vivido quer pelos visitantes quer pelos munícipes.
Em cada trabalho fotográfico pretendeu-se revelar um olhar único e original sobre as tradições existentes, a descoberta e divulgação da riqueza tradicional, cultural, gastronómica e humana. A iniciativa insere-se no âmbito da promoção turística do Município de Santiago do Cacém e da edição da Feira do Monte 2018.
O concurso, de âmbito internacional, destinou-se a todos aqueles que habitam ou visitaram o município de Santiago do Cacém e o retrataram através de fotografias originais.
O 1.º prémio foi para Nuno Mateus com a fotografia intitulada “As muralhas”, uma vista lateral das muralhas do castelo de Santiago do Cacém durante as últimas luzes do pôr-do-sol. Para o vencedor o que mais o marcou no município de Santiago do Cacém “foi a sua diversidade de riqueza paisagística, histórica e tradicional”.

2.º prémio -Arrozais
A Rui Manuel Candeias Sobral foi atribuído o 2.º prémio, com uma fotografia no Monte dos Alhos com os arrozais e os grandes espelhos de água na paisagem. “O que me marca no município de Santiago do Cacém continua a ser a grande variedade cultural desde um litoral mais desenvolvido e moderno a um interior mais tradicional e rústico, contendo em toda a sua área vestígios de uma história milenar”.
O 3.º prémio foi para Fernando Manuel Paulino com a fotografia intitulada “Moinho de Água” que retrata o antigo moinho de água situado junto ao Rio Sado, conhecido como Moinho da Gamita, que fica na localidade de Vale da Eira. Para o autor o que mais o impressionou no município de Santiago do Cacém foi “a beleza do contraste de cores das planícies alentejanas, a beleza da simpatia e do sorriso do povo do município”

3.º prémio – Moinho de Água
Considerando a enorme qualidade das imagens apresentadas, o júri entendeu ainda atribuir as seguintes menções honrosas:
“Anoitecer em Santiago” de Nuno Mateus, numa vista exclusiva da cidade a partir do Miradouro de Nª Senhora do Monte.
“Noite de Luar” de Fernando Manuel Paulino, fotografia tirada ao anoitecer junto à pequena localidade de Outeiro do Lobo.
O júri foi constituído pelo Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, Joaquim Pinheiro, chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico e Turismo da CMSC, Paulo Chaves, da Divisão de Comunicação e Imagem e Felizarda Barradas fotógrafa reconhecida no município de Santiago do Cacém. Os trabalhos foram avaliados tendo em conta os critérios da originalidade, adequação à mensagem que se pretendia transmitir, criatividade, qualidade das fotografias e as características técnicas das mesmas. A receção das fotografias aconteceu até dia 15 de junho, no total foram apresentados 73 trabalhos de nove autores.
As cinco fotografias distinguidas serão expostas na edição da Feira do Monte 2018 que se realizará entre 31 de agosto e 2 de setembro.