As obras de restauro da Igreja Paroquial de Santo André foram inauguradas hoje, dia 30, e ficaram marcadas pela descoberta de uma escultura em pedra da imagem do Santo André crucificado. Segundo os especialistas tudo indica que a escultura é da época medieval, século XIV, o que faz dela um achado único em Portugal. A intervenção recuperou o espaço interior da Igreja, tetos, altares, iluminação, as imagens dos santos, retábulos e pinturas, como toda a zona exterior.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém foi parceira nesta ação e o Presidente da Câmara, Álvaro Beijinha, durante a cerimónia de inauguração, mostrou disponibilidade para colaborar em ações futuras desenvolvidas pela Paróquia. Marcaram, igualmente, presença no ato os vereadores Albano Pereira e Mónica Aguiar, e o Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho.
A reabertura da Igreja ao público aconteceu nesta terça-feira Dia de Santo André, com uma missa conduzida por D. João Marcos, Bispo de Beja, e o padre Abílio Raposo, da Paróquia de Santa Maria, contou, ainda, com a atuação do Coral Vozes D’Arte.
A imagem do padroeiro de Santo André, com 81 centímetros de altura e 45 centímetros de largura, descoberta no retábulo-mor da Igreja Matriz de Santo André, pelos técnicos de restauro da empresa Arterestauro – Conservação de Bens Culturais, encontra-se agora visível e será alvo de estudo por parte de historiadores.