O Festival Internacional de Teatro do Alentejo – FITA está de regresso após um ano de interrupção devido à pandemia que bateu à nossa porta. Decorre nos dias 30 de abril, 7 e 8 de maio no Auditório Municipal António Chainho em Santiago do Cacém.
A Câmara Municipal é parceira do FITA, considerado o maior Festival de Teatro em Portugal pela área geográfica em que intervém, todo o Alentejo, sendo o único evento transversal a toda a região e que conta com as parcerias de 10 Municípios, do Alto ao Baixo Alentejo. O FITA assume-se como um dos mais prestigiados festivais portugueses, ganhando também relevo a nível internacional. Desde 2018, o FITA integra duas redes internacionais de festivas ibero-americanos, juntamente com outros 52 festivais de todo o mundo.
Além do crescimento em território e em número de público participante, em 2020 foi considerado evento Premium pela Turismo do Alentejo e Ribatejo, confirmando a sua importância também ao nível da economia da região, sendo evidente o seu contributo direto e indireto para o tecido empresarial do Alentejo.
Apesar de acontecer maioritariamente a sul do Tejo (abrangendo todo o Alentejo, desde o alto ao baixo, litoral e interior), a sua intervenção ultrapassa em muito o território nacional, como provam as ações de promoção e captação de públicos desenvolvidas em 2019 em Espanha, Cuba, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e República Dominicana. Anualmente, a Lendias d’Encantar faz deslocar uma equipa a diversos países no intuito de contratação de companhias de teatro estrangeiras, mas também de captação de públicos, sendo já também evidente a presença de público estrangeiro nos espetáculos promovidos neste âmbito.
O cartaz do FITA para o Concelho de Santiago do Cacém inclui:
30 de abril – 20h00
DIZCONTOS pela companhia moçambicana CIA TEATRO DI MOZAMBIK.
DIZCONTOS é um solo teatral inspirado em histórias africanas dos anos 80/90, acerca da emigração dos jovens moçambicanos para a vizinha África do Sul, país africano economicamente mais próximo da Europa.
Dia 7 de maio – 21h30
VÁLVULA uma produção da Culturproject
VÁLVULA é um espetáculo para adolescentes, jovens e adultos que parte da história do Graffitti para nos levar numa viagem com diversas perguntas.
Dia 8 de maio – 21h30
ANTROPOFOBIA de Marianela Boán Danza da República Dominicana
“Durante o confinamento da pandemia de Coronavírus, realizei uma série a que chamei “CoreoVideos”, ou vídeos da perspetiva do coreógrafo, filmados e dançados
por mim mesma, para explorar sensações desta situação extraordinária, e como forma única de continuar a criar e a apresentar dança.”
A entrada para todos os espetáculos é de 3€.