A Pintura Mural a Fresco da Igreja da Misericórdia em Alvalade recebeu o Prémio Conservação e Restauro atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), que foi entregue no dia 9 de junho, no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto.
As pinturas, com motivos religiosos, de uma notável qualidade, foram descobertas na sequência de trabalhos de prospeção pictórica realizados em 2014.
A intervenção que decorreu entre julho e setembro de 2016, foi promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém e esteve a cargo dos técnicos da Mural da História; empresa especializada na conservação, restauro, estudo e divulgação de pintura mural e com um vasto trabalho de norte a sul do País.
O trabalho incide sobre pintura a fresco na abóbada da capela-mor da igreja da Misericórdia de Alvalade. Ele revelou uma representação da Santíssima Trindade, executada sobre um fino reboco de cal e areia.
A intervenção desenvolveu-se através de remoção da cal; limpeza do espaço; acções conservativas; limpeza da área decorada; preenchimento de lacunas e reintegração cromática.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Junta de Freguesia de Alvalade, no âmbito da adaptação da antiga Igreja da Misericórdia a futuro Museu de Arqueologia de Alvalade, têm vindo a desenvolver um conjunto de ações que, entre outras, incluíram a reparação das coberturas do edifício e a escavação arqueológica e antropológica, que colocou a descoberto a antiga necrópole no interior do templo.