
O Sítio Arqueológico de Miróbriga, em Santiago do Cacém, é o vencedor na categoria “Mais Património” dos Prémios da Revista Mais Alentejo 2017. A Gala, que é também apelidada como “Os Óscares do Alentejo”, decorreu no Casino do Estoril, no passado dia 3 de novembro e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha.
Manuela de Deus, em representação da Direção Geral de Cultura do Alentejo (entidade gestora do espaço) subiu ao palco para receber o prestigiado prémio, numa cerimónia que tem como objetivo distinguir, anualmente, as pessoas, entidades, instituições, empresas e projetos que revelem, nas mais variadas áreas, “a alma, a força e identidade do Alentejo”. Recorde-se que o Município de Santiago do Cacém, além do Sítio Arqueológico de Miróbriga, contou com outros três nomeados: Moinho da Quintinha (categoria “Mais Tradição”), Hotel Vila Park (“Mais Dormidas”) e António Saiote (“Mais Arte & Fotografia”). As votações foram realizadas na página eletrónica da revista “Mais Alentejo”, até ao final do mês de outubro.
O Sítio Arqueológico de Miróbriga surgiu nos séculos VI-I a.C. e permanece ativo até ao século IV d.C. É visível que a cidade romana de Miróbriga contava com um fórum envolvido por uma área comercial com várias lojas (tabernae) e uma hospedaria. Nas ruínas de Miróbriga é observável a zona das termas, as quais seriam divididas por dois edifícios, um para o uso masculino e outro para o feminino, e entre os séculos I e II d.C. surgem as restantes construções (zona de entrada, sala de vestiário e jogos e uma zona para banhos frios – frigidarium – e outra para banhos quentes – caldarium e tepidarium). Neste espaço também é possível visualizar o sistema de drenagem de águas pluviais da época, bem como o hipódromo que se situa a cerca de 1 km das ruínas da cidade de Miróbriga.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém congratula-se com esta distinção a um dos sítios emblemáticos do Município e do Alentejo, numa Gala em que Álvaro Beijinha teve ainda a oportunidade de fazer a entrega do prémio de excelência musical ao fadista Camané.