
A iniciativa Presidência nas Freguesias esteve, de 24 a 27 de maio, na freguesia de Santo André, levando o Presidente, e os Vereadores com pelouros da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o Presidente e elementos do executivo da Junta de Freguesia, acompanhados pelos técnicos das respetivas áreas, a visitarem as escolas, a qualificação da zona empresarial, as intervenções nos diferentes bairros e as questões da gestão da Lagoa de Santo André e das praias.
A Presidência nas Freguesias dedicou especial atenção aos equipamentos educativos e constatou duas realidades. “No que diz respeito às escolas, as que eram já da nossa responsabilidade foram, todas, objeto de requalificações profundas num investimento total de cerca de três milhões de euros. Numa situação completamente oposta estão os estabelecimentos que, com a transferência de competências, passaram para a Câmara Municipal, nomeadamente a Escola Básica n.º1 do 2.º Ciclo e a Escola Secundária Padre António Macedo (ESPAM), que estão num estado completamente lastimável”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha. “O Ministério da Educação deixou estas duas escolas chegar a um ponto que consideramos vergonhoso. Sobre a ESPAM, nós já tínhamos essa consciência, mas fomos surpreendidos pelas condições da nº 1. Agora estamos perante a expectativa, legítima, da comunidade educativa para que a Câmara Municipal resolva os problemas que, durante décadas, não tiveram resposta das entidades competentes. Esta é uma situação que nos preocupa muito”, concluiu.
Na Costa de Santo André, os Autarcas reuniram com os pescadores da Lagoa de Santo André, onde abordaram a gestão “fundamentalista” da Reserva das Lagoas de Santo André e da Sancha por parte do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Uma matéria que “nos levou a solicitar uma reunião ao Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, no próximo mês de junho, onde pretendemos levar, também, a questão das praias que, perante a inflexibilidade do ICNF, não podem oferecer melhores condições aos banhistas como é vontade das Autarquias e ensejo da população,” salientou.
A zona rural da freguesia de Santo André também mereceu a atenção da comitiva, “porque temos de ter consciência da importância desta parte do território da freguesia e não apenas da Cidade.” Por essa razão a visita contemplou nas localidades de Foros da Quinta, Aldeia de Santo André, Deixa-o-Resto, Brescos e Azinhal.
O Parque de Empresas de Santo André foi outro dos locais que mereceu atenção, especialmente “as obras de qualificação e expansão que correm bem e a bom ritmo”, numa empreitada superior a dois milhões de euros “que esperamos ver concluída daqui a um ano”, refere o Presidente da Câmara Municipal. Os Autarcas foram, também, conhecer a atividade desenvolvida pelo Centro de Apoio às Empresas de Santiago do Cacém (CAESC). “Foi positivo verificarmos que neste momento estão 10 empresas encubadas neste CAESC, sendo a maioria ligadas às novas tecnologias.” Ao nível do empreendedorismo, a visita passou pelo Hotel Vila Park e pela Destilaria Black Pig. A iniciativa incluiu, ainda, a deslocação às novas instalações do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Durante os quatro dias de Presidência nas Freguesias em Santo André, os autarcas deslocaram-se ao Parque Desportivo Municipal, Kartódromo, Skate Park, Parque Central e Campo do Cravela. A comitiva passou, também, pelos bairros das Flores e do Pinhal, “onde foram realizadas requalificações profundas, o que se refletiu na melhoria da qualidade de vida dos seus moradores. Dirigimo-nos, ainda, a outros bairros onde há problemas que precisam de ser resolvidos, por isso estamos a trabalhar nos projetos de requalificação dos bairros das Torres, Atalaia e Pôr do Sol,” assegurou Álvaro Beijinha. Entretanto, está previsto que o Bairro dos Serrotes seja o próximo a ser intervencionado.
No âmbito desta política de descentralização, conduzida pela Autarquia, realizaram-se reuniões com as associações de pais do Agrupamento de Escolas de Santo André e com o Movimento Associativo. A Reunião de Câmara Municipal quinzenal decorreu na Biblioteca Municipal Manuel José ‘‘do Tojal’’ e o atendimento ao público realizou-se no Gabinete Municipal de Santo André.