A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, no âmbito da iniciativa Presidência nas Freguesias, visitou nos dias 17,18, 19 de junho a União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água.
O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, sublinha que esta dinâmica de “irmos de forma organizada às Freguesias é realmente importante. Tudo o que nós retemos destas deslocações, para além do que apreendemos ao longo de todo o ano, permite-nos ter bem encadeadas as prioridades, as ideias e os investimentos que levamos à discussão, em setembro, para elaborar o orçamento do ano seguinte”. O Autarca acrescenta que “estarmos junto das pessoas é a nossa forma de estar na política, não é só aparecer dois meses antes das eleições, mas sim estar o ano todo no terreno”.
Álvaro Beijinha faz um balanço positivo da Presidência na União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água, destacando o trabalho de parceria realizado com o executivo da Junta, manifestando, ainda, o seu desagrado pela decisão governativa que levou à extinção da Junta de Freguesia de Vale de Água.
Para o Autarca é fundamental “mantermos as escolas abertas, a EB1 e o Jardim de Infância em São Domingos e a EB1 e Jardim de Infância em Vale de Água, e recordo que há três anos o pré-escolar deste estabelecimento de ensino foi suspenso ficando o compromisso com a Câmara Municipal que, caso se justificasse, voltaria a abrir. Fruto da insistência da Câmara e da Junta este ano letivo reabriu com uma sala de pré-escolar”. Álvaro Beijinha destaca o investimento nas escolas do ensino básico, nesta União de Freguesias “em Vale de Água realizámos um investimento superior a 20 mil euros num novo campo de jogos que vai trazer outras condições às nossas crianças”. Este empenho insere-se na vontade de dar mais dinâmica às Freguesias rurais, “sabemos que não é fácil porque a desertificação é um problema transversal ao interior, e nós aqui não somos diferentes do resto do País”, refere o Presidente da Câmara Municipal.
Apesar desta conjuntura Álvaro Beijinha sublinha que têm surgido na União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água “vários projetos de âmbito empresarial que têm contribuído para contrariar esta desertificação”. Como é o caso no Monte do Pocinho onde está implementado um projeto que assenta nas energias renováveis e levou à instalação de painéis solares, um investimento na ordem dos 11 milhões de euros com capacidade de produção 12 Mw. O Museu da Farinha e Turismo Rural Casas da Moagem foi ponto de passagem na localidade de São Domingos, por este ser “um equipamento importantíssimo do ponto de vista turístico e cultural,” frisou o Presidente Álvaro Beijinha. Na área do turismo a comitiva visitou e inteirou-se do conceito do projeto Tons da Terra – Casa de Campo & Spa.
No âmbito agrícola e pecuário os eleitos ficaram a conhecer dois investimentos inovadores, o Centro de Inseminação Artificial de Vale de Água e a plantação de figos-da-índia. O Centro de Inseminação acolhe uma centena de porcos machos reprodutores e fornece, com garantia total de rastreabilidade, os mais de 400 pontos de entrega que se espalham de Trás-os-Montes aos Açores, duas vezes por semana, com doses seminais de suíno. É em Vale de Água que se localiza a maior Plantação de figos-da-índia a nível nacional, ocupando uma área de 15 hectares, sendo o mercado nórdico o seu maior cliente.
A comitiva da Presidência nas Freguesias esteve presente também nas localidades de Foros do Locários, Casa Nova e Vale das Éguas, onde se inteirou das intervenções realizadas ao nível das infraestruturas.
Os três dias de visita à União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água terminaram com a realização da Reunião de Câmara na Sede da União de Freguesias, em São Domingos.
A durante a iniciativa Presidência nas Freguesias, e no sentido de se inteirarem das necessidades e preocupações da população, o Presidente de Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, a Presidente da União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água, Ana Maria Gonçalves, os Vereadores com Pelouros e os técnicos das respetivas áreas visitaram escolas, equipamentos sociais, empresas, empreendimentos turísticos e explorações agrícolas.
Declarações do presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém