O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e o Vereador com o pelouro da Educação, Jaime Cáceres, deslocaram-se dia 23 de outubro, a três dos quatro agrupamentos de escolas do Concelho para reuniram com os seus responsáveis, nomeadamente os agrupamentos de escolas de Cercal do Alentejo, de Santiago do Cacém e Arménio Lança de Alvalade. As reuniões tiveram como objetivo fazer o ponto de situação dos meses iniciais deste ano letivo, marcado pela COVID-19. Os diretores destes agrupamentos transmitiram aos Autarcas que apesar da situação que se vive o balanço, até ao momento, é positivo e que têm definidos planos de contingência para atuar caso surjam casos nas escolas. Em relação ao Agrupamento de Escolas de Santo André a reunião será marcada para outra data, tendo em consideração que na passada sexta-feira não houve agenda para a realização da mesma.
Álvaro Beijinha explicou que o objetivo destas reuniões “foi o de perceber, nos diferentes agrupamentos, como estão a funcionar as escolas passado um mês e meio do início do ano letivo, nomeadamente saber quais são as dificuldades que estão a sentir e o que pode a Câmara Municipal fazer para ajudar a ultrapassar esses eventuais constrangimentos.”
Os responsáveis dos agrupamentos de escolas transmitiram que, “dentro deste quadro tão difícil derivado da pandemia, o funcionamento das escolas está a decorrer relativamente bem. Informaram-nos sobre como se estão a organizar com a definição de planos de contingência, com a sinalização de entrada e saída, e o desfasamento de horários de entrada, de intervalos e de refeições. E percebemos que as escolas estão a cumprir ao máximo o que são as indicações da Direção-Geral de Saúde (DGS),” relata Álvaro Beijinha. Os diretores dos agrupamentos deixaram aos dois Autarcas a garantia de que “a escola é dos locais mais seguros onde os alunos podem estar, e esta postura deixou-nos muito sensibilizados.”
O Presidente da Câmara Municipal e os Vereadores com pelouros, todos os anos no arranque do ano letivo, visitam os quatro agrupamentos “este ano entendemos não o fazer porque face à pandemia o início do ano letivo foi diferente e difícil, coincidiu com o surto de COVID-19 que tivemos no Concelho, e não tivemos possibilidade de realizar a iniciativa Presidência nas Freguesias onde estabelecemos um contacto direto com as escolas e nos inteiramos das diferentes realidades,” explica Álvaro Beijinha.
O Vereador Jaime Cáceres, responsável pela Educação na Autarquia, fez uma avaliação muito positiva das reuniões. “Nos agrupamentos os diretores transmitiram-nos que este ano letivo tem sido uma aprendizagem quase diária, com muito trabalho quer dos docentes como dos restantes funcionários,” acrescentando que, também, “há um esforço da Câmara Municipal dentro do que são as nossas responsabilidades na área da educação. Penso que todos temos contribuído para que a escola seja um lugar seguro, até ao momento não temos tido problemas de maior. Depois de ouvirmos os Diretores dos Agrupamentos ficamos com a ideia de que ao nível das escolas as coisas estão a acorrer bem.”
O Vereador frisou que em tempo de pandemia são muitas as dificuldades, por exemplo, “pedimos uma coisa simples como os tapetes desinfetantes e estes demoraram mais de um mês a chegar, mas esse problema já está resolvido, e penso que temos vindo sempre a melhorar as nossas respostas.”
Para além do assunto COVID-19, foram discutidos outros temas que também são importantes para o dia a dia das escolas, para que todas as entidades estejam articuladas “e continuarmos com este trabalho de cooperação.”
O Presidente da Câmara Municipal apela à população para que “mantenha a serenidade e cuidados redobrados sem entrar em alarmismos excessivos. Deixo um apelo aos pais e encarregados de educação que tenham uma atitude de compreensão e de pedagogia com os seus educandos, de que há que cumprir as regras que estão definidas pelos agrupamentos de escolas e que foram determinadas pela DGS para as escolas.”
Os dois Autarcas deixaram ainda uma palavra apreço para a Autoridade Local de Saúde que desde a primeira hora esteve ao lado dos agrupamentos.
Oiça as declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha
Oiça as declarações do Vereador da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Jaime Cáceres