
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, esteve presente na sessão de abertura do ano escolar 2018/2019 que decorreu no Auditório Municipal António Chainho, no dia 4 de Setembro, promovida pelo Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém. A iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, do Diretor do Agrupamento, Manuel Mourão e a Presidente do Conselho Geral, Anabela Alves, assim como professores, auxiliares e alunos.

Relativamente à necessidade de obras de requalificação e modernização da Escola Secundária Padre António Macedo, o Presidente Álvaro Beijinha manifestou a sua preocupação. “Esta escola é responsabilidade do Ministério da Educação e urge haver uma intervenção de fundo, aliás há 10 anos atrás esse investimento foi anunciado mas nunca se concretizou. Estamos já a falar de questões de segurança dos alunos, professores e funcionários.”
Em relação ao processo de transferência de competências na área da educação para as Autarquias, o Presidente é perentório “não estão, de todo, reunidas as condições e este processo tem merecido forte contestação de grande parte das Autarquias de vários quadrantes políticos.” O Autarca explica que o número de pessoal não docente da área da educação em todo o Concelho é de 213 funcionários, com a transferência “a Câmara, de um momento para o outro, passaria a gerir este pessoal não sabendo nós, nesta altura, qual o pacote financeiro associado.
Segundo o responsável, “foi no sentido de dar resposta às perguntas – o que é uma escola de qualidade e o que são aprendizagens de sucesso – que se elaborou o documento Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.” João Costa referiu que nesse sentido generalizaram a autonomia das escolas no desenvolvimento dos currículos. “Nas comunidades intermunicipais têm vindo a ser desenvolvidos projetos comunitários de apoio ao sucesso escolar, numa lógica de articulação com o 1.º Ciclo, que obviamente também passa por criar condições estruturais, como algumas que o Presidente da Câmara referiu, de forma a garantir o acesso de todos.”
O Diretor do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, Manuel Mourão afirmou que “o ano letivo de 2018/2019 está repleto de desafios. O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, a estratégia nacional de educação para a cidadania, os novos diplomas relativos à educação inclusiva, a definição do currículo para o ensino Básico e Secundário, a autonomia e flexibilidade das aprendizagens exigem das escolas novos compromissos.”
Câmara Municipal de Santiago do Cacém esta a desenvolver o projeto “Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, através de Fundos Comunitários. Os objetivos específicos da candidatura, visando a promoção do sucesso escolar, são os seguintes:
- Integrar as tecnologias da comunicação nos processos educativos;
- Mobilizar as famílias para a importância da escola e do conhecimento;
- Promover a educação não formal;
- Promover a literacia e a formação da população do Município.
Excerto da intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha
Excerto da intervenção do Secretário de Estado da Educação, João Costa
Excerto da intervenção do Diretor do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, Manuel Mourão