A Câmara Municipal de Santiago do Cacém realizou a apresentação pública do projeto de requalificação da Av. D. Nuno Álvares Pereira, em Santiago do Cacém, no dia 29 de janeiro, na Sala de Sessões do edifício-sede do Município. A intervenção, com um custo estimado na ordem de um milhão e 950 mil euros, tem como objetivo a melhoria das condições de mobilidade numa das principais artérias da cidade.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinhou que “esta intervenção insere-se no conjunto de requalificações que têm sido efetuadas ao longo dos últimos anos, para melhorar a mobilidade pedonal e a imagem da cidade.” A reunião com os munícipes teve como objetivo apresentar o projeto que a Autarquia propõe para a Av. D. Nuno Álvares Pereira e reunir contributos que valorizem o mesmo.
Melhorar a mobilidade é a linha condutora da requalificação “que vai manter o aspeto característico da Avenida”, como as laranjeiras, “sem retirar lugares de estacionamento, mas criando melhores zonas pedonais e de estar, e uma ciclovia,” que a partir do Jardim Municipal irá ligar-se à já existente na zona das Cumeadas. Álvaro Beijinha recorda que em relação “às infraestruturas enterradas a Câmara Municipal já interveio num passado recente para resolver problemas que aí se verificavam ao nível dos pluviais, sendo que, grande parte, já se encontram resolvidos.” Avançando que “pelo seu valor a empreitada necessita do visto do Tribunal de Contas, mas na nossa perspetiva, se tudo correr sem percalços, pretendemos lançar o concurso público até ao final do mês de março. A Câmara Municipal, entretanto, aguarda a abertura dos concursos ao novo Quadro Comunitário de forma a candidatar o projeto aos Fundos Europeus.
A Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, Isabel Contente, considera que este projeto, “a par dos já concretizados ou em curso, irá contribuir para termos uma cidade diferente, mais sustentável e ecológica, que promove o bem-estar físico.”
O projeto para a Av. D. Nuno Álvares Pereira contempla a requalificação dos passeios, criação de acessos desnivelados a passadeiras; a melhoria das áreas de circulação pedonal com recurso a pavimentos acessíveis; a criação de zonas de estar, plantação de árvores, colocação de mobiliário urbano; a substituição da rede pública de abastecimento de água existente em fibrocimento para PEAD; a reconfiguração das redes de drenagem de águas pluviais e de esgotos; a pavimentação e sinalização rodoviária e a criação de uma ciclovia. Nesta empreitada estão também incluídas intervenções na rua 1.º de Dezembro e na rua D. Fernando de Almeida.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha