O projeto-piloto da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos, arrancou neste mês de abril, em 122 habitações (de um universo de 297) da zona histórica da cidade de Santiago do Cacém, que aderiram até agora ao projeto.
Denominado “Juntos Cuidamos da Nossa Terra!” o projeto-piloto implicou um investimento de mais de 122 mil euros, com recurso a candidatura ao Fundo Ambiental, para a aquisição de um veículo elétrico de recolha de resíduos, módulos de compostagem, depósitos temporários e dois mil mini baldes de deposição de resíduos para distribuir gratuitamente a quem aderir à iniciativa.
A recolha seletiva porta-a-porta permite uma melhor seleção e reciclagem de resíduos. Na zona abrangida pelo projeto serão recolhidos, entre as 19h30 e as 02h00, às segundas e quintas-feiras: resíduos alimentares, às terças e sextas-feiras: indiferenciados, às quartas-feiras: plástico e metal, aos sábados (alternados): vidro e aos sábados (alternados): papel e cartão.
O projeto foi apresentado em março último, com o objetivo de incentivar os moradores do Centro Histórico para a necessidade da recolha seletiva dos resíduos porta-a-porta nesta zona da cidade.
A equipa da empresa SUMA, que implementou o sistema no terreno, contactou com os moradores da área abrangida pelo projeto-piloto, prestou esclarecimentos sobre como este se desenvolve na prática e procurou estudar em cada casa as melhores soluções para a sua implementação.
Recorde-se que com a implementação da recolha porta-a-porta os contentores e ecopontos serão removidos do Centro Histórico, ficando apenas, no espaço público, as papeleiras.
Para aderir a este projeto deve contactar a Divisão de Comodidade Local da Câmara Municipal de Santiago do Cacém através do e-mail dcl@cm-santiagocacem.pt ou do telefone 269 829 409.