
A cerimónia de inauguração oficial da 36.ª edição da SANTIAGRO – Feira Agropecuária e do Cavalo, decorreu dia 30 de maio no Parque de Feiras e Exposições, em Santiago do Cacém. O certame prolonga-se até dia 2 de junho com um programa que oferece inúmeras propostas para as famílias e mostra o que de melhor o Concelho tem para oferecer.
A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, José Manuel Santos, do Presidente do Conselho de Administração do Crédito Agrícola Costa Azul, Rui Gomes, da Presidente da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém, Paula Lopes, dos Vereadores da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, dos Autarcas das Câmaras Municipais de Sines, Grândola e de Alcácer do Sal, Presidentes de Junta de Freguesia, Deputados Municipais e entidades do Município e da Região.
A presidir a cerimónia esteve o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha. Na sua intervenção sublinhou que a SANTIAGRO “é fundamental para continuar a catapultar esta parte tão importante da nossa economia e tradições.” Sendo este um espaço de “oportunidades e de negócio, mas também de partilha entre produtores que potencia dinâmicas económicas locais.” Serão quatro dias de “promoção do nosso Concelho através da agricultura, da pecuária, do cavalo, da gastronomia e dos produtos locais.”
Para o Autarca, o crescimento da SANTIAGRO deve-se “a uma estratégia de investimentos bem definidos pela Câmara Municipal, que apostou na diversidade da oferta e procura sempre a inovação.” O que contribui para “uma projeção e dimensão que a afirmam como uma das feiras de cariz agrícola, pecuário e equestre mais importante do Alentejo.” Por essa razão falar na SANTIAGRO é sinónimo de “ajudar a nossa economia local,” destacando as áreas do turismo e empresarial “que nos últimos anos verificaram um forte crescimento.”
Para Álvaro Beijinha, este crescimento “deve ser acompanhado de investimento público,” por essa razão “temos apostado na requalificação das nossas cidades, vilas e aldeias, modernizado e ampliado os parques empresariais.” Investimento que se estende, ainda, à educação, cultura, desporto, ambiente e mobilidade, “e mais importante, nas pessoas.”
Lançando um apelo ao Secretário de Estado da Agricultura, o Autarca frisou que é “importante que o Governo nos acompanhe na ajuda ao setor agropecuário”, porque “mais do que nunca os nossos agricultores precisam de ajuda perante sucessivos anos de seca que, apesar da chuva deste ano, não serão totalmente debelados.” Como forma de mitigar este problema, “é fundamental a ligação de Alqueva à Barragem de Campilhas através do canal de Morgavel, e a construção de um bloco de rega.” A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado adjudicou a elaboração destes projetos, tendo a Câmara Municipal assumido o custo da parte não financiada, sublinhado que “o futuro da agricultura no Concelho depende desta ligação.”
O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, respondeu ao repto do Presidente Álvaro Beijinha afirmando que embora “não tenha a solução” para a concretização destes projetos “serei seu aliado para encontrá-la seja através dos Fundos de Coesão, Ambiental para que esta ligação e bloco de rega seja uma realidade,” e a agricultura seja uma atividade “valorizada.”
O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, José Manuel Santos, destacou o “crescimento do turismo” no Concelho “que assenta numa singularidade da oferta de um destino com um pé no interior e outro no litoral.” A que se junta a “originalidade” com diferentes atrativos. É com agrado que este responsável verifica “a modernização dos estabelecimentos turísticos existentes e a atração de investimento de grandes grupos internacionais.”
O Presidente do Crédito Agrícola Costa Azul, Rui Gomes, afirmou que “é um dever e uma obrigação social estar presente nestes momentos e apoiar toda a comunidade. A SANTIAGRO é um espaço de partilha, de encontro, de negócios e de promoção do que melhor se faz no Concelho, e o nosso papel é acompanhar essa dinâmica.”
A abertura da cerimónia de inauguração da SANTIAGRO contou com a participação da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística de Santiago do Cacém.
O cartaz de espetáculos é um dos grandes atrativos desta edição, o primeiro dia contou com Bispo e Dadão. Depois sobem ao palco, no dia 31 de maio, Van Zee, Kura e Zanova. Dia 1 de junho, Pedro Mafama, Smells Like 90’s e Kevu, e no encerramento da Santiagro 2024, Nininho Vaz Maia.
Atividades equestres, colóquios e workshops sobre o mundo rural, as exposições de equinos, ovinos, caprinos, bovinos e aves que contam com mais de 250 animais. As crianças têm o Espaço Natura repleto de experiências sensitivas e o Maior Aquário Móvel da Europa. Os produtos locais são uma aposta do Certame que apresenta provas de vinhos e gin, showcookings, a arte tradicional da cocaria.
Para além dos espetáculos musicais no palco principal, destaque ainda para ouvir no dia 2 de junho, os Grupos Corais Alentejanos.
As entradas na SANTIAGRO têm o custo de dois euros para o bilhete diário, que também pode ser trocado pelos cupões recebidos na campanha “No Natal Compre no Comércio Tradicional”, promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém. O bilhete único, para os quatro dias do certame, tem o custo de seis euros e as entradas são gratuitas até aos 12 anos (inclusive), bem como para os portadores do Cartão Municipal Sénior.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha
Declarações do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura
Declarações do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, José Manuel Santos
Declarações do Presidente do Crédito Agrícola Costa Azul, Rui Gomes