Medidas de apoio às empresas e melhores práticas do mercado foram tema de reflexão no webinar organizado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral – CIMAL e que contou com a participação da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, no dia 17 de junho.
A forma como as micro, pequenas e médias empresas de Santiago do Cacém se adaptaram às novas exigências das autoridades de saúde, consequentes da epidemia COVID-19, foi um dos temas em destaque da conferência online.
Maior segurança, mais higiene e aumento da confiança dos clientes foram destacadas neste encontro como vantagens inerentes às boas práticas aplicadas pelas empresas do concelho de Santiago do Cacém, nomeadamente as da área da restauração, hotelaria e comércio local.
No Litoral Alentejano, de forma a dar mais garantias de segurança e higiene aos seus clientes, vários tipos de estabelecimentos, como restaurantes, hotéis e alojamentos locais, já solicitaram o selo Clean & Safe, um distintivo que comprova que o espaço cumpre as orientações das autoridades de saúde no que concerne à limpeza e higienização dos espaços.
Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, participou no webinar, esclarecendo o papel da autarquia no apoio às empresas da região.
O webinar realizado, no dia 17 de junho, faz parte do conjunto de conferências online, com a temática “Restabelecer a Confiança na Economia”, inserido no programa de colaboração e apoio às micro, pequenas e médias empresas da região, criado pelos municípios que integram a CIMAL – Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines – em parceria com a Deloitte e a Associação de Desenvolvimento Local – ADL.
Webinar: Restabelecer a confiança na economia
CIMAL e Deloitte apoiam empresários do Alentejo Litoral
No dia 15 de junho, Restabelecer a Confiança na Economia foi o tema em destaque do webinar, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral – CIMAL e pela consultora Deloitte. Destinado à comunidade empresarial do Alentejo Litoral, o primeiro webinar, realizado na passada segunda-feira (15 de junho), teve como principal objetivo analisar e divulgar os mecanismos de apoio às empresas nacionais – na área do financiamento, direito do trabalho, obrigações fiscais e outros incentivos – adotados nesta fase de mitigação da pandemia da COVID-19.
A conferência online, que contou com a participação de 51 pessoas, está inserido no programa de colaboração e apoio às micro, pequenas e médias empresas da região, criado pelos municípios que a integram Comunidade Intermunicipal – Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines – em parceria com a Deloitte e Associação de Desenvolvimento Local –ADL.
Refira-se que este programa, lançado há um mês, com a abertura da linha de atendimento às PME’S, inclui um conjunto de serviços especializados na área da gestão, fiscalidade, jurídica e operacional, para auxiliar as empresas na tomada de decisão e implementação de medidas de resposta durante todo o ciclo de gestão de crise.
No webinar de 15 de junho, que contou com a presença do presidente da CIMAL e da Câmara Municipal de Alcácer Sal, Vítor Proença, os participantes foram esclarecidos sobre as novas linhas de créditos, os incentivos à inovação produtiva, os apoio financeiros para despesas decorrentes da pandemia, as moratórias de créditos, o incentivo financeiro extraordinário para apoio à normalização da atividade da empresa, entre outros mecanismo criados para as empresas se financiarem.
No âmbito das implicações a nível laboral, os empresários foram esclarecidos sobre o Programa de Estabilização Económica e Social, o lay-off, o teletrabalho, a proibição do despedimento, o isolamento profilático, a assistência a filhos devido ao encerramento das escolas, assim como das principais obrigações e prazos fiscais.
Até ao final do mês de junho, realizam-se mais cinco Webinares, com a temática “Restabelecer a confiança na Economia”, que contarão com a participação dos autarcas da região.