“É preocupante a falta de profissionais em todas as áreas que tem levado à exaustão de quem trabalha na ULSLA”, referiu no passado dia 13 de julho Vítor Proença, Presidente da CIMAL, após uma reunião que juntou os municípios do Alentejo Litoral e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas.
O encontro decorreu em Alcácer do Sal e inseriu-se no Roteiro para a Valorização da Saúde, levado a cabo pelos Municípios do Alentejo Litoral no âmbito da CIMAL. Além de Vítor Proença, Presidente da CIMAL e da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, esta ação contou também com as presenças de Margarida Santos, Vereadora da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Paula Ledo, Vereadora da Câmara Municipal de Sines e Nuno Pestana, Vereador da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. De recordar que os Presidentes de Câmara têm vindo a desenvolver várias ações desde fevereiro, tendo já reunido com empresas e empresários da sub-região, Juntas de Freguesia, Instituições do setor social da sub-região e Comissões de Utentes.
Das preocupações demonstradas pelos representantes sindicais presentes nesta reunião destaca-se o serviço prestado aos utentes, nomeadamente devido às cirurgias e consultas canceladas, ao número de camas encerradas, mas também as condições de trabalho dos funcionários, que devido à exaustão tem levado à ocorrência de várias situações de acidentes de trabalho e lesões musculares.
“Ainda não tivemos conhecimento de qualquer plano de contingência para o Verão nem de quando vamos receber as 10 viaturas que o Senhor Ministro se comprometeu a adquirir”, assinalou Vítor Proença junto dos presentes.
No final do encontro, os Sindicatos mostraram-se completamente disponíveis para colaborar com a CIMAL na defesa de um Sistema Nacional de Saúde digno, nomeadamente na ULSLA.