O Museu Municipal de Santiago do Cacém inaugura, no dia 23 de março, pelas 15h00, a exposição de fotografia “Um olhar fotográfico” de Vergílio Correia.
Vergílio Correia Pinto da Fonseca, licenciado em Direito e doutorado em Letras, é um dos maiores vultos da cultura portuguesa do século XX e uma referência em diferentes áreas do conhecimento como a Arqueologia, a História da Arte e a Etnografia. Foi quem deu a conhecer o megalitismo do Alentejo sendo o mais importante dos arqueólogos descobridores da cidade romana de Conímbriga, e um dos seus principais investigadores.
Nasceu em Peso da Régua, no dia 19 de outubro de 1888, e faleceu precocemente, com 55 anos, a 3 de junho de 1944, em Coimbra, onde era docente na Universidade desde 1921. A sua vida, académica e profissional, foi de tal forma profícua e multifacetada que nos deixou 593 registos bibliográficos entre 1909 e 1944.
Exerceu ainda funções de museólogo nos mais prestigiados museus portugueses, no Museu Etnológico Português, no Museu Nacional de Arte Antiga e foi diretor do Museu Nacional Machado de Castro.
A exposição revela um conjunto de fotografias em chapa de vidro da autoria de Vergílio Correia, dadas a conhecer por Miguel Pessoa e Lino Rodrigo do Centro de Estudos Vergílio Correia, de Condeixa-a-Nova, que conserva esse acervo.
A inauguração da exposição “Um olhar fotográfico” de Vergílio Correia conta com a atuação da Escola de Guitarra Portuguesa Mestre António Chainho acompanhada por Carlos Silva na viola.
Promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém a exposição vai estar patente de 23 de março a 30 de abril.
O Museu Municipal funciona de terça-feira a sexta-feira das 10h00 às 12h00 das 14h00 às 16h30. Sábados das 12h00 às 18h00. Encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados.