O Auditório Municipal António Chainho (AMAC), em Santiago do Cacém, recebe, no dia 5 de junho, às 20h00, o XXI Festival de Música al-Mutamid que apresenta o espetáculo “SALAWA” de música árabe, dança tanora e giro espiritual sufi da Síria e de Marrocos trazida pelo Abu Tammam Ensemble.
O Festival de Música al-Mutamid tem caráter itinerante e assume o perfil de divulgador das músicas e danças de raiz provenientes do Médio Oriente, Magrebe e Mediterrâneo Oriental. É, também, uma homenagem ao rei poeta al Mutamid (filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid), nomeado governador de Silves com 12 anos. Faleceu em 1095 e o seu túmulo tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andalus.
Abu Tammam é o nome de um conceituado poeta que nasceu em Jasim (atual Síria), no ano 788, e viria a falecer em Moçul (atual Iraque), no ano de 845. O nome Abu Tammam serviu também de fonte de inspiração de um projeto musical, integrado por três músicos nascidos em países diferentes do mundo árabe, mas que durante séculos beberam de uma mesma fonte artística e espiritual.
Abu Tammam Ensemble é composto pelos músicos Hicham Khyry e Houssam Hammoumi (Marrocos) e Salah Sabbagh (Síria) que interpretam músicas instrumentais de Médio Oriente e Magrebe. Abu Tammam Ensemble conta também com a intervenção do bailarino sírio Mohamed Babli (dança tanora e giro sufi), logrando-se assim um espetáculo repleto de cor e beleza.
A entrada para o espetáculo têm o valor de 5 euros e pode ser adquirida no AMAC.