![]() |
Álvaro Beijinha
Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Nasceu a 7 de agosto de 1976, advogado, é natural da Freguesia de Alvalade. |
Mensagem do Presidente
Santiago do Cacém um território de referência
Santiago do Cacém tem vindo a afirmar-se como um território de referência em várias áreas. Dois mil e vinte e dois foi sinónimo de trabalho intenso em articulação com as juntas de freguesia, Assembleia Municipal, associações e a comunidade, no sentido de continuarmos a trabalhar para o aumento da qualidade de vida no Concelho.
Projetámos o território e a sua identidade através de centenas de atividades, levando o nome desta Terra Única mais longe. Este foi um ano de desafios marcado pelo trabalho intenso da Câmara Municipal, quer através dos investimentos em obras estruturais, no lançamento de novos projetos nas áreas do desporto, da cultura, educação e da intervenção social, quer na organização de todo o processo de transferência e descentralização de competências do Governo para o Município na área da educação.
2022 é um ano que fica marcado por uma inflação que nos atinge a todos, reflexo da guerra na Ucrânia, que afeta a economia e a condição social de muitos. Mostrámos estar à altura de ultrapassar muitas das dificuldades que nos foram trazidas por esta nova realidade.
No entanto, o balanço que fazemos deixa-nos sem dúvidas de que este foi um ano profícuo procurando fazer mais e melhor a cada dia, para o qual contribuiu o valioso e indispensável serviço prestado pelos trabalhadores da Autarquia, para quem endereço uma palavra de reconhecimento.
Em 2023 manteremos a ambição e rigor como está refletido nas Grandes Opções do Plano e Orçamento no valor de 49,2 milhões de euros.
Um ano que traz novos desafios para garantir a estabilidade e sustentabilidade do Concelho, para vivermos num território cada vez mais atrativo e de excelência.
Contamos com todos vós para continuarmos a percorrer este caminho rumo ao desenvolvimento sustentável do nosso Município.
Um forte abraço.
O Presidente da Câmara Municipal
Biografia
Foi, entre 2005/2013, vereador da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, responsável pelas áreas do Planeamento e Gestão Urbanística, Reabilitação Urbana e Centro Histórico, Desenvolvimento Económico e Turismo, Habitação, Saúde e Ação Social. Foi presidente da Câmara Municipal nos mandatos 2013/2017 e 2017/2021 e reeleito para o cargo para o mandato 2021/2025.
O seu trabalho autárquico evidencia-se pelo incremento de ações em prol do desenvolvimento turístico, urbanístico e económico de Santiago do Cacém, através da captação de novos investimentos económicos, de apoio ao comércio local e de requalificação dos espaços públicos com a finalidade de oferecer às pessoas maior mobilidade nas áreas urbanas.
Defensor dos interesses dos munícipes de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha destaca-se igualmente pelo trabalho realizado na área da saúde, ao trazer mais médicos para o concelho, e na área social, ao implementar programas de apoio aos mais desfavorecidos.
Representa o Município de Santiago do Cacém no Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL).
É membro do Conselho de Administração das Águas Públicas do Alentejo.
Preside o Conselho Fiscal da Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano.
É Presidente do Conselho Cinegético Municipal de Santiago do Cacém e representante do município na Entidade Regional de Turismo do Alentejo. Preside o Conselho Local de Ação Social.
Foi Presidente da Comissão Permanente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo CCDR Alentejo,
Foi, também, representante na AMLA – Associação de Municípios do Litoral Alentejano, na Comissão Regional da Região de Turismo de Setúbal – Costa Azul, e no Núcleo de Exposições, Gestão e Desenvolvimento do Litoral Alentejano.
Áreas de competência
Pelouros
- Coordenação Geral
- Relações Institucionais
- Projetos Municipais
- Empreitadas
- Administração e Finanças
- Financiamentos
- Desporto
- Comunicação
- Desenvolvimento Económico e Turismo
- Planeamento Territorial