Sabia que… Já pode requisitar filmes nas Bibliotecas Municipais!
Manuel da Fonseca – vídeo intitulado de “De Manel para Manel”
Missão
“A biblioteca pública – porta de acesso local ao conhecimento – fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.
A biblioteca pública é o centro local de informação, que torna prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros.
Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social.”
In Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas
Catálogo online
Sugestões de leitura
Numa tentativa de fomento e incentivo à leitura, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem como objetivos a criação de novos leitores e a ampliação do conhecimento e da aprendizagem tendo como base a literatura e as mais variadas fontes de informação, intensificando principalmente nas crianças, jovens e adultos o processo de autodescoberta e a conquista de novos saberes. As bibliotecas municipais apresentam um guia de sugestões de leitura para jovens e adultos com a finalidade de oferecer novas oportunidades de encontro entre o texto literário e o leitor, imprescindível para a formação do leitor e de cidadãos esclarecidos e conscientes e como forma de contributo para o crescimento da comunidade em termos culturais.
Mês de abril
ADULTOS
A canção política em Portugal
Autor
José Jorge Letria
Sinopse
Surge esta edição de A Canção Política em Portugal mais de duas décadas depois de a primeira ter sido dada à estampa, integrando-se a sua publicação no ciclo das comemorações do 25.º Aniversário do 25 de Abril, momento que consagra o papel do canto de intervenção como instrumento de mobilização e de consciencialização de largas camadas da população no combate contra a ditadura.
O dia 25 de Abril de 1974 : 76 fotografias e um retrato
Autor
Alfredo Cunha e Adelino Gomes
Sinopse
Documento fotográfico dos acontecimentos dessa data histórica, que o jornalista Adelino Gomes vai progressivamente enquadrando nos seus comentários intercalares. De notar a sua atenção, desde as primeiras imagens reproduzidas, para a importância negativa da presença da esquadra naval da NATO no estuário do Tejo logo às primeiras horas do dia, mostrando-nos como esse surto militar fôra tutelado.
Alfredo Cunha, por seu turno, vai ficar para a história do fotojornalismo nacional também como o fotógrafo de chaimites autor da mais desprezível recolha de imagens do poeta Herberto Helder, que pouco tempo depois viria a falecer.
O homem que via tudo
Autor
Deborah Levy
Sinopse
Em 1988, Saul Adler é atropelado em Abbey Road. Aparentemente, fica bem. Levanta-se e vai ter com a namorada, Jennifer Moreau. Fazem sexo e terminam o relacionamento amoroso, mas não antes de ela o ter fotografado a atravessar a mesma rua onde fora atropelado. Saul parte para estudar na Berlim Leste comunista, dois meses antes da queda do Muro, e aí encontra o tradutor que lhe foi atribuído e a irmã deste, que jura ter visto um jaguar a deambular pela cidade.
Saul apaixona-se; preocupa-se obsessivamente com o pai, um homem difícil e autoritário; e trava amizade com um hippie, que pode ou não ser um agente da Stasi, mas que o vai assombrar num futuro próximo. Movendo-se entre tempos diferentes e deixando um rasto em espiral, Levy analisa o que vemos e o que não conseguimos ver, as consequências do descuido, o peso da história e as nossas desastradas tentativas de o sacudir dos ombros.
A bibliotecária
Autor
Salley Vickers
Sinopse
Em 1958, Sylvia Blackwell, recém-licenciada de uma das novas escolas de bibliotecários do pós-guerra, assume um emprego como Bibliotecária Infantil numa biblioteca degradada na vila de East Mole.
A sua missão é despertar o entusiasmo das crianças de East Mole pela leitura. Mas o caso amoroso de Sylvia com o médico da vila casado e a amizade com a sua filha precoce, o filho do vizinho e a neta negligenciada da senhoria acendem os preconceitos da comunidade, ameaçando-lhe o emprego e a própria existência da biblioteca, com consequências dramáticas para todos.
A Bibliotecária é um testemunho comovente da alegria de ler e do poder dos livros em mudar e inspirar todos nós.
Marionetas sem fios
Autor
Tadea Lizarbe
Sinopse
Atreve-te a descobrir os segredos da alma humana. Bruna e Ada, a futura subinspetora da polícia de San Sebastián e a taquígrafa do tribunal, têm mais coisas em comum do que pensam. A Indiscreta e a Velha Conhecida, impulsos reprimidos, um lado sombrio e escondido há muitos anos que aflora quando tocam nas teclas certas… e que pode ser usado para o bem ou para o mal. Como elas, o leitor também é uma marioneta de quem move os fios desta história em que os desejos e as ansiedades podem transformar uma pessoa e levá-la para o seu lado mais sombrio.
Os Imortalistas
Autor
Chloe Benjamin
Sinopse
Se lhe dissessem a data da sua morte, como construiria a sua vida? 1969, Lower East Side, em Nova Iorque corre a notícia sobre a chegada de uma mulher mística: uma adivinha que garante predizer a data da morte das pessoas.
Os irmãos Gold, quatro adolescentes na cúspide do autoconhecimento, escapam-se para ouvir a sua sorte.
Portugal, Razão e Mistério
Autor
António Quadros
Sinopse
A razão de Portugal, a razão de ser deste país antigo, encontra-se envolta na mais densa bruma. Tornou-se um mistério ou é um mistério? A emergência da nação lusíada, o seu destino inesperadamente fulgurante, o seu projeto áureo, a sua persistente resistência à adversidade, a sua longa e relutante decadência, os seus mitos de regeneração, as suas obras de génio, tudo é hoje interpretado casualmente, a partir de teorias da história opacas, diminutivas, reducionistas, que no fundo espelham o dominante espírito empedecido da nossa época positivista, materialista, utilitarista.
Portugal, Razão e Mistério é por uma parte a razão, razão teleológica, que guiou a inteligência portuguesa na aventura do seu ser e do seu estar no mundo, e por outra parte o mistério, subjacente ao seu destino glorioso e infeliz, universalista e contudo sempre problemático.
Visão mortal
Autor
J.D. Robb
Sinopse
A detetive Eve Dallas procura nos cantos mais sombrios de Manhattan por um astuto assassino com uma paixão invulgar. Numa das noites mais quentes do ano, a tenente Eve Dallas é enviada para uma investigação arrepiante em Central Park. Uma vítima foi encontrada junto da superfície negra do lago. À volta do pescoço tem uma fita vermelha e as mãos estão colocadas como se estivesse a rezar. Mas são os seus olhos – removidos com uma precisão cirúrgica – que provocam um calafrio a Eve.
À medida que aparecem mais corpos, todos com as mesmas cicatrizes distintivas, a jovem fica impaciente por respostas. Contra os seus instintos, recorre a um psíquico que oferece várias visões, todas elas com detalhes precisos e chocantes dos homicídios.
E quando a sua amiga Peabody é gravemente ferida depois de escapar a um ataque, as apostas são elevadas. Serão os olhos um símbolo? Um retorcido ritual religioso? Uma recordação? Com a ajuda de Roarke, Eve tem de descobrir a motivação do assassino antes que outra visão se torne noutro pesadelo…
O Inocente
Autor
John Grisham
Sinopse
Na cidade de Ada, Oklahoma, Ron Williamson estava destinado a tornar-se no próximo semideus do desporto. Mas, no percurso da fama, Ron tropeçou e os seus sonhos foram sendo desfeitos pelo álcool, drogas e mulheres.
Então, numa noite de inverno de 1982, não muito longe da casa de Ron, uma jovem empregada de mesa chamada Debra Sue Carter foi selvaticamente assassinada. A investigação não levou a lugar nenhum, até que pequenos indícios conduziram a Ron Williamson.
O herói de uma pequena cidade viu-se acusado, julgado e sentenciado à morte num julgamento ao qual não faltaram falsas testemunhas nem provas contaminadas, retalhando a vida já destroçada de um homem e deixando à solta o verdadeiro assassino.
Meu Caderno de Bordado: O Guia Imprescindível de Bordado Tradicional
Autor
Marie Suarez
Sinopse
Inclui:
– 131 pontos de bordado: alinhavo, corrente, cordonê, ponto turco, caseado, Pekin… a lista completa de pontos de bordados exemplificados em ilustrações passo a passo.
– Técnicas e preparativos: noções básicas para preparar o tecido, usar o bastidor ou aplicar o método tradicional de transferência.
– 7 projetos para tirar o máximo proveito do trabalho, brincando com as cores, os desenhos e a combinação de pontos.
Fonte das sinopses: FNAC
INFANTOJUVENIL
Flávio e os dentes assustadores
Autor
Texto e ilustrações: Jarvis
Sinopse
O Flávio vem de uma longa família de jacarés assustadores. Orgulhoso, ele gaba-se: “OS MEUS DENTES SÃO MAIS AFIADOS QUE LÂMINAS DE BARBEAR!”. Mas nem tudo é o que parece. O Flávio esconde um segredo muito GRANDE, (um segredo muito pouco assustador)… História hilariante sobre jacaré que tinha apenas um talento: assustar as outras criaturas da selva com os seus dentes grandes e assustadores! Mas o que faria sem eles?
Feras encantadoras: a verdade surpreendente
Autor
Texto: Kate Gardner
Ilustrações: Heidi Smith
Sinopse
Este livro cativante é um convite para ires mais além das tuas primeiras impressões acerca destes inspiradores animais selvagens. Afinal, é melhor não julgar uma fera sem compreender inteiramente a sua vida encantadora, com ilustrações, feitas à mão, muito expressivas.
Grandes amigos
Autor
Texto: Linda Sarah
Ilustrações: Benji Davies
Sinopse
O Zé e o Nico são grandes amigos. São inseparáveis. Até que, certa manhã, um rapazinho chamado Gui ganha coragem para se juntar a eles…
Uma história sobre amizade, partilha e a aceitação de novos sentimentos. A aventura de crescer!
O Trollzarrão
Autor
Texto: Barbara Van Den Speulhof e Aprilkind
Ilustrações: Stephan Pricken
Sinopse
— Não! Não! NÃO!!! O pequeno troll vive uma vida esplêndida – não fosse a irritante cabana que tenta construir estar sempre a desmoronar-se, ou a macieira teimosa que abana e abana, mas que não deixa cair nem uma maçã. O pequeno troll fica então terrivelmente furioso. É como se uma tempestade crescesse dentro de si. Sim, é desta maneira que ele se sente, e é por isso que se transforma no temido e famoso Trollzarrão! O pior é que, depois de tanta fúria, já nem os amigos o aturam e fazem as malas, deixando-o sozinho. Conseguirá ele sair desta situação?
Obax
Autor
Texto e ilustrações: André Neves
Sinopse
Quando o sol desperta, OBAX percorre a savana africana com a sua imaginação. Ela conhece girafas e outros animais selvagens, mas o seu passatempo preferido é contar histórias! Algumas delas são tão incríveis que mais parecem um sonho!
Um segredo do bosque
Autor
Texto: Javier Sobrino
Ilustrações: Elena Odriozola
Sinopse
Desde que o conheceu, o Esquilo não conseguia tirá-lo da cabeça. Quando pensava nele, nublava-se-lhe a vista, a voz fugia, o estômago ficava como uma pedra… é que… o esquilo estava apaixonado!
O seu segredo percorreu todos os cantos do bosque. Muitos opinavam que era uma loucura, mas quando chegou o Outono…
Javier Sobrino apresenta-nos uma adorável e assombrosa história de amor, onde as diferenças não constituem uma dificuldade para as relações. Utilizando os animais do bosque como recurso para comunicar com o jovem leitor, Um Segredo do Bosque utiliza uma linguagem universal, a dos afetos, para falar do amor aos mais pequenos e de como assumir os sentimentos.
Lobo-Lobão-Lambão
Autor
Texto e ilustrações: Ana Pereira e Elza Mesquita
Sinopse
Esta é a história do LOBO-LOBÃO-LAMBÃO. Preso numa jaula, pediu ajuda para sair. Mas será que alguém o ajudou? Afinal, ele era um lobo, ou melhor, um LOBO-LOBÃO-LAMBÃO e nunca se sabe o que pode acontecer…
O nosso planeta
Autor
Texto: Matt Whyman
Ilustrações: Richard Jones
Sinopse
O Nosso Planeta é uma gloriosa celebração visual do mundo. Descobre como os diversos habitats se relacionam entre si para criar o único lugar onde nos sentimos em casa: o nosso planeta.
Árvores no caminho
Autor
Texto: Régine Raymond-Garcia
Ilustrações: Vanina Starkoff
Sinopse
Karim semicerrou os olhos para ver ao longe:
via arbustos, borregos e cabras; mas não conseguia ver a mãe.
Karim ficou com um nó na garganta e duas grandes lágrimas deslizaram pelas suas faces abaixo.
Olhou para um lado e para o outro: não sabia voltar…
Árvores no Caminho transfere uma vez mais para a literatura infantil a facilidade com que os mais pequenos se podem perder mal largam a mão dos pais. Porém, se noutras histórias a criança se encontra num território hostil ou tenebroso, nesta, a mãe-natureza, poderosa e bela, protege e cuida de Karim como mais um dos seus filhos.
Nunca para pior
Autor
Ana Saldanha
Sinopse
Neste novo livro de Ana Saldanha, Nunca Para Pior, a autora dá a conhecer o dia a dia dos alunos, dos professores, dos funcionários, das famílias e até do Gervásio, um gato que foi adotado por todos, da Escola do Segundo e Terceiro Ciclos Doutor Gervásio Antímio Rebelo de Mello e Silva Santos, vulgo Escola das Minas. Desde a conversa na sala dos professores, até aos diálogos dos alunos, Ana Saldanha, oferece-nos a realidade de quem percorre os labirintos escolares. Nesta história há outras histórias, de bullying, de cumplicidades, de incompreensões, de desilusões, mas, acima de tudo, de uma grande vontade de tornar os alunos de hoje em adultos capazes de enfrentar os desafios do futuro.
Fonte das sinopses: FNAC e WOOK
Sugestões de leitura – Para crianças dos 3 aos 9 anos
História
Santiago do Cacém foi, na década de 1950, sede da 2ª Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian no território português e mais tarde, na década de 1960, da Biblioteca Fixa nº 20.
Os tempos modernos justificaram contudo que se sonhasse com uma nova Biblioteca, ampla, viva e participada, promotora de um serviço de leitura pública à medida de um grande município que aspira ao desenvolvimento.
De um esforço concertado entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Secretaria de Estado da Cultura nasceu assim a nova Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, instalada em edifício próprio e organizada em moldes modernos e funcionais.
Ponto de referência enquanto espaço de práticas culturais, científicas e artísticas do Município, esta Biblioteca ganhou, pela sua atividade permanente, o estatuto do nosso ponto de encontro com o Mundo, o novo “Largo”, no dizer do patrono, o escritor e poeta Manuel da Fonseca.
A instalação da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca em 1997, a primeira Biblioteca Municipal do Concelho de Santiago do Cacém, contribuiu para a dinamização da vida cultural do município, nas vertentes de acesso livre à informação e da oferta de muitas e variadas atividades de animação e promoção do livro e da leitura.
Mercê da dinâmica da 1ª Biblioteca e do entendimento da importância destes equipamentos para o desenvolvimento dos cidadãos, entendidos individual e coletivamente, a Câmara Municipal propôs-se construir e instalar a 2ª Biblioteca do Município na cidade de Vila Nova de Santo André.
Caracterização
A Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, de tipologia BM 2, abriu as suas portas à comunidade no dia 22 de março de 1997.
O Edifício foi construído de raiz, dispõe de 4 pisos, albergando a Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico Municipal, e fica localizado na zona central da cidade de Santiago do Cacém, ao lado da estação rodoviária, beneficiando ainda da proximidade das duas escolas, EB Integrada Frei André da Veiga e Escola Secundária Manuel da Fonseca.
A Biblioteca instalada num espaço amplo e luminoso é composta por 4 espaços de utilização pública, tendo em conta os diversos grupos etários e as variadas atividades que oferece (setor de adultos, setor infantojuvenil, audiovisuais e balcão principal de atendimento), sala polivalente, bar e serviços internos.
Patrono
Manuel Lopes da Fonseca, natural de Santiago do Cacém, oriundo de uma família com origens em Castro Verde e Cercal do Alentejo foi escritor, poeta, contista, romancista e cronista.
Cedo rumou a Lisboa, tendo iniciado a caminhada da sua formação académica no Colégio Vasco da Gama, passando pelo Liceu Camões, Escola Lusitânia e, ainda, pela Escola de Belas-Artes. A sua atividade jornalística tomou lugar nesta altura da sua vida, tendo sido colaborador em diversas publicações como as revistas Afinidades, Árvore, Vértice, Altitude e os jornais O diabo e O diário. Aí encetou também a sua atividade literária, como poeta, romancista, contista e cronista – toda a sua obra retrata, porém, como poucas, a vida dura do Alentejo e do seu povo.
Por volta de 1937, estabelece relações com um grupo de neo-realistas de que fazem parte Alves Redol, Soeiro Pereira Gomes, Mário Dionísio, Armando Gomes, Fernando Namora, entre outros. O Neo – Realismo refere-se a um movimento literário que em Portugal se manifestou entre meados dos anos 30 e finais dos anos 50 do último século, tempo cultural atravessado por fortes tensões literárias e ideológicas.
Assente no Neo – Realismo surge o primeiro livro de poemas do Movimento Rosa dos Ventos. Trata-se de uma reviravolta temática da poesia portuguesa de clara feição militante e ideológica. Manuel da Fonseca cria o primeiro livro sobre a realidade do Alentejo. Todo o Alentejo é parte importante na sua obra literária.
Contador de histórias reinventou o mundo à semelhança do seu. O centro desse mundo chama-se Cerromaior. Cerromaior é Santiago do Cacém.
Como era um criador, amalgamou a realidade e fez nascer histórias de embasbacar, nobres e antigas, poéticas e reais. Gerador de um cenário pitoresco, dramático ou épico, a tudo deu a vida através da narração.
“Não sou um orador… sou um homem que conversa.”
Manuel da Fonseca
Serviços
- Empréstimo domiciliário e presencial;
- Informação e referência;
- Consulta de catálogo informatizado;
- Multimédia e Internet;
- Audiovisuais;
- Promoção do livro e da leitura e dinamização cultural;
- Cooperação com as Bibliotecas Escolares;
- Serviços técnico – documentais;
- Reprodução e impressão de documentos;
- Cedência da Sala Polivalente;
- Acolhimento e cedência de exposições;
- Venda de Publicações Municipais.
Programação - Histórias contadas
Neste tempo em que a pandemia nos obriga a estarmos de portas encerradas dedicamos o espaço de programação às histórias contadas.
LAR DOCE LER – O Protesto
LAR DOCE LER – Cem Sementes para voar
LAR DOCE LER – “Matilde”
LAR DOCE LER – “O Dia em que a barriga rebentou”
LAR DOCE LER – “Um bicho estranho”
LAR DOCE LER – “O Papão”
Dia dos Namorados – O dia em que me tornei pássaro
LAR DOCE LER – “O Urso Resmungão”
LAR DOCE LER – Quando Eu Nasci
Para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ficamos com a leitura e animação do livro “A História de Erika”, escrita por Ruth Vander Zee, ilustrada por Roberto Innocenti e narrada por Carla Fonseca e Margarida Peredo, contadoras da Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André. 27 de janeiro de 1945, foi o dia em que as tropas soviéticas libertaram o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, um dos símbolos máximos da barbárie humana. Evocamos, sem exceção, todas as vítimas do Holocausto, o genocídio cometido pelos nazistas durante a II Guerra Mundial que vitimou milhões de judeus, ciganos, homossexuais, opositores políticos, entre outras minorias. Manter viva a memória das vítimas do Holocausto é contrariar a intolerância, o ódio, a xenofobia, o racismo, o antissemitismo e a discriminação.
LAR DOCE LER – Vamos contar-te uma história
Para celebrar esta quadra natalícia vamos ouvir a história “Sabes, Maria, o Pai Natal não existe”, com texto de Rita Taborda Duarte e ilustrações de Luís Henriques, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal” de Vila Nova de Santo André.
Hoje, 25 de junho, vamos ouvir a história “Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”, contada por Carla Fonseca e Margarida Peredo, contadoras das Bibliotecas Municipais do Município de Santiago do Cacém.
A Viagem – Dia Mundial do Refugiado
Hoje, 18 de junho, vamos ouvir a história “Perfeitamente normal”, texto e ilustrações de Tom Percival, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Vila Nova de Santo André.
Na semana em que se comemoram os dias mundiais do ambiente e dos oceanos, 5 e 8 de junho respetivamente, vamos ouvir a história, “O nosso mundo está a arder: O grito de Greta Thunberg para salvar o planeta”, de Jeanette Winter, por Carla Fonseca, contadora da Biblioteca Manuel José “do Tojal” de Vila Nova de Santo André.
Dia da Criança
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, dedicamos este vídeo “Brincadeiras de Papel” a todos os que gostam de recordar a sua infância e agradecemos aos munícipes que connosco colaboram, através do projeto Imagens com História, tornando estes momentos possíveis.
Hoje, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, convidamos-te a assistir à leitura do livro “O Pedaço Que Falta”, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal” de Vila Nova de Santo André. Texto e ilustrações de Shel Silverstein.
Hoje, dia 28 de maio, vamos ouvir a história “Um livro para todos os dias”, texto de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Bernardo Carvalho, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Vila Nova de Santo André.
Hoje, 14 de maio, vamos ouvir a história “O Coala que Foi Capaz”, de Rachel Bright e Jim Field; Tradução: Carlos Grifo Babo, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Santo André.
Vamos ouvir a história CHIBOS SABICHÕES de Olalla González e Federico Fernández, por Carla Fonseca, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Vila Nova de Santo André.
No Dia Mundial da Voz, dia 16 de abril, nada melhor do que ouvirmos uma história “O Pássaro da Alma” por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Santo André.
Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, Margarida Peredo conta a história “A Manta do José”.
Dia Mundial da Língua Portuguesa – 5.05.2020
Comemoramos esta data com a leitura da crónica “Estar em casa”, escrita por Valter Hugo Mãe e narrada por Margarida Peredo, contadora das Bibliotecas Municipais. Agradecemos e elogiamos o contributo da ilustração de André Pacheco, autor de banda desenhada do nosso concelho.
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor – “Uma Escuridão bonita”
Contactos e Horário
Rua Engenheiro Costa Serrão 25, 7540-185 Santiago do Cacém
269 829 000
bmsc@cm-santiagocacem.pt
Horário de verão (julho e agosto): de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30
Encerra aos sábados, domingos e feriados
Horário de inverno: segunda a sexta-feira – 09h30 às 18h30
Sábado – 13h30 às 18h30
Encerra aos domingos e feriados
A tua biblioteca tem livros novos
Setor de Adultos
Livros infanto-juvenis