Consulta Pública do Projeto de Regulamento do Prémio Literário Escolar “Escrever com Prazer” do Município de Santiago do Cacém
Aviso
Projeto do Regulamento
Aviso de consulta pública do projeto de Regulamento do Prémio Literário Escolar – Escrever com Prazer
Missão
“A biblioteca pública – porta de acesso local ao conhecimento – fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.
A biblioteca pública é o centro local de informação, que torna prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros.
Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social.”
In Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas
Manuel da Fonseca – vídeo intitulado de “De Manel para Manel”
Cicloteca
A apresentação pública do projeto CICLOTECA realizou-se no dia 21 de outubro, junto à Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André.
#Ciclotecanobairro é um projeto do município de Santiago do Cacém que utiliza como meio de transporte uma bicicleta elétrica, forma ecológica e inovadora de fazer chegar a cultura a todos.
Pretende-se com este projeto criar laços de proximidade entre a Biblioteca e a comunidade local, de uma maneira menos convencional e mais divertida, sensibilizando para uma sociedade consciente e sustentável.
Serviços disponíveis:
Empréstimo de livros/revistas/jornais para consulta no local;
Empréstimo domiciliário de livros/CDs/DVDs;
Consulta online do catálogo das Bibliotecas Municipais;
Disponibilização de folhetos informativos das atividades do Município.
Mapa dos Percusos da Cicloteca
Catálogo online - Rede de Bibliotecas de Santiago do Cacém
Sugestões de leitura
Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com a publicação do Catálogo “Com todas as cores”. Pretende-se divulgar, sugerir e dar mais visibilidade aos livros disponíveis nas Bibliotecas Municipais que abordam as questões relacionadas com a orientação sexual, identidades e expressões de género, contribuindo, desta forma, para apoiar a diversidade, a não descriminação e a desconstrução de estereótipos e preconceitos.
Numa tentativa de fomento e incentivo à leitura, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem como objetivos a criação de novos leitores e a ampliação do conhecimento e da aprendizagem tendo como base a literatura e as mais variadas fontes de informação, intensificando principalmente nas crianças, jovens e adultos o processo de autodescoberta e a conquista de novos saberes. As bibliotecas municipais apresentam um guia de sugestões de leitura para jovens e adultos com a finalidade de oferecer novas oportunidades de encontro entre o texto literário e o leitor, imprescindível para a formação do leitor e de cidadãos esclarecidos e conscientes e como forma de contributo para o crescimento da comunidade em termos culturais.
ADULTOS
O caso Christie
Autora: Nina de Gramont
Sinopse
“Um romance encantador sobre amantes malditos, desgosto, vingança e assassínio…Porque desapareceu durante 11 dias a mais célebre autora de policiais e mistério?
O que leva uma mulher a um desespero que justifique destruir o casamento de outra mulher?
E quão fervoroso pode ser o desejo de vingança?
Prepare-se para uma brilhante recriação de um dos maiores mistérios do século XX… Em 1925, Nan O’Dea infiltra-se no mundo exclusivo e rico da escritora Agatha Christie e do seu marido, Archie.
Um mundo de festas de sociedade sofisticadas, fins de semana passados em mansões no campo e uma notoriedade literária cada vez maior. Torna-se, em todos os sentidos, parte integrante da vida deles – primeiro, do casal Christie; depois, apenas de Archie.
Não tardará a que Nan se torne também amante dele, desesperada por se casarem, atraindo-o com os seus encantos para longe de Agatha. Mas o plano de Nan não teve início no dia em que conheceu o casal Christie, mas muito antes, décadas atrás, na Irlanda. Nesse tempo, Nan e o homem dono do seu coração eram metades perfeitas um do outro, para sempre destinados a permanecer juntos – até que a Grande Guerra, uma pandemia e um chocante segredo os separou.
Mais tarde, atos de uma crueldade indizível impediram o reencontro num amor que não se pode esquecer. Quem sabe se a senhora Christie não tem algo que Nan deseja, além do marido?
O que pode levar alguém a tornar-se um assassino? De que seria capaz uma pessoa por amor?
Que tipo de crime pode ser imperdoável? O mistério brilhante e inesquecível de Nina de Gramont dá resposta a estas e a ainda mais perguntas.”
Um crime familiar
Autora: Jude Deveraux
Sinopse
A escritora Sara Medlar é talentosa a partilhar histórias sobre outras pessoas, sempre com a esperança de que a verdade sobre a sua família nunca venha à superfície. Ela adora a sua vida em Lachlan, na Florida, e a relação próxima que mantém com a sobrinha Kate e com Jack, o amigo de ambas.
Para mais, tem conseguido ter uma rotina tranquila, já que juraram os três manter-se afastados de mais investigações de homicídio. Mas tal parece não ser uma escolha deles.
Quando o xerife vai inesperadamente de férias, Jack é encarregue de o substituir. Por seu lado, Kate praticamente tropeça num corpo ao visitar uma amiga e acaba a ser socorrida por um desconhecido num momento de aflição.
Mas este homem charmoso parece ser perseguido por problemas e ter um passado um tanto ou quanto misterioso. E quando a identidade dele é revelada, Sara teme perder Kate e Jack para sempre. Mas família é família – mesmo que às vezes nos apeteça matá-los a todos.
Um mundo de pernas para o ar
Autor: Elan Mastai
Sinopse
Estamos em 2016 e no mundo de Tom Barren a tecnologia solucionou os grandes problemas da humanidade: não há guerra, nem pobreza, nem abacates pouco maduros. Infelizmente, Tom não é um homem feliz. Perdeu a rapariga dos seus sonhos. E o que é que uma pessoa faz quando está de coração partido e depara com uma máquina do tempo? Faz uma estupidez.
Agora Tom dá por si numa realidade paralela aterradora (que nós reconhecemos logo como sendo o nosso 2016) e só pensa em corrigir o erro e voltar para casa. Mas é então que descobre uma versão encantadora da sua família, da sua carreira e de uma mulher que pode muito bem ser a mulher da sua vida. Tem agora de enfrentar uma escolha impossível. Regressar para a sua vida perfeita, mas pouco emocionante, ou permanecer na nossa realidade, um mundo caótico, mas onde terá ao seu lado a sua alma gémea. À procura da resposta, Tom é levado numa viagem pelo tempo e pelo espaço, tentando perceber quem é de facto e qual será o seu futuro.
Cheio de humor e emoção, um livro inteligente e caloroso que é uma poderosa história de vida, de perdas e de amor.
Na linha de sucessão
Autor: Jeffrey Archer
Sinopse
Como proteger a mulher mais famosa do mundo?
Londres, 1988. A Grã-Bretanha apaixona-se por Diana, _x000B_a Princesa do Povo, à medida que um fervor nunca visto em torno da família real varre a Nação. Está tudo muito bem, contudo, isto significa que a Scotland Yard tem de virar o foco da sua atenção para o protocolo de segurança da família real — e para o líder deste departamento da Polícia Metropolitana de Londres. Tendo como missão proteger a mais célebre família do mundo, a equipa tem de ser pura e simplesmente a melhor. Uma única falha na cadeia de comando pode ser a receita para o desastre.
William Warwick, inspetor-chefe, e a sua brigada da Scotland Yard são destacados para investigar a unidade do Comando de Proteção da Realeza, e Ross Hogan, antigo agente infiltrado que sempre ferveu em pouca água e nunca demora a tomar decisões — boas ou _x000B_más —, tem sobre os seus ombros uma missão altamente… delicada. Uma mulher única e uma responsabilidade única, diríamos nós. Não tardará a ser óbvio para Warwick que os problemas dentro da unidade do Comando de Proteção da Realeza estão apenas a começar. Por outro lado, há uma organização criminosa que tem como objetivo atentar contra a segurança do País e da Coroa. A grande questão é saber quem é o próximo alvo… na linha de sucessão.
Pais sem pressa
Autor: Pedro Strecht
Sinopse
Em média, uma mãe ou um pai passam 37 minutos por dia com o seu filho. Uma criança até aos 10 anos passa diariamente 8 horas na escola. Um recluso passa mais tempo ao ar livre do que uma criança em idade escolar. Uma criança ou adolescente passa mais de 2 horas e meia por dia diante de um ecrã.
Num tempo em que as relações são substituídas pelas conexões, em que tudo se tornou público e potencialmente “viral”, desde a barriga da mãe durante a gravidez ao primeiro choro do bebé quando nasce, não espanta que certos jovens sonhem ser youtubers profissionais, para serem conhecidos em todo o mundo e ficarem ricos sem fazer quase nada. Estar on tornou-se, sem dúvida alguma, estar in e contar likes a solução omnipotente para evitar o contratempo de um dislike. A exposição do próprio perante o outro é um pilar do modelo prioritário de comunicação e relação e a epidemia da criança superprotegida que se torna “rei” ou “rainha” e tiraniza a vida dos pais é uma realidade que tem tanto de confrangedor como de assustador – a sociedade atual parece incapaz de lidar com o seu próprio limite. Hoje, é comum os pais estarem em contacto permanente, obrigados a responder ao minuto, ou até ao segundo, tanto no trabalho, do qual sentem dificuldade em desligar-se, como na vida pessoal e familiar. O ritmo de vida é diabolicamente rápido. Quanto mais se faz ou responde, mais necessidades se criam. A espiral não para e induz a presença da mesma queixa comum entre pais e filhos: não há tempo! Neste livro, o prestigiado pedopsiquiatra Pedro Strecht defende que é urgente evitar que o tempo tecnológico nos controle a nós e aos nossos filhos e se nos imponha de modo ditatorial. A falta de distância expulsa a proximidade. Impõe-se, por isso, a necessidade de repensarmos a vida familiar, repleta de tarefas e de horários exigentes, e de a alinharmos pela noção temporal que a natureza oferece. Porém, embora o tempo natural esteja intimamente ligado ao tempo biológico, isto é, àquele que preside ao desenvolvimento físico e emocional das pessoas, o contacto das crianças portuguesas com a natureza tem-se tornado deficitário. Há, então, que modelar ritmos e desenvolver novos padrões de vida e isso implica uma noção consciente e integrada do tempo. Porque o ócio nos parece um luxo, é fundamental saber parar, organizar, construir novas rotinas, que alternem velocidade, resposta e eficácia com desaceleração, pausa, tranquilidade e harmonia.
Por amor
Autora: Nora Roberts
Sinopse
DESEJOS SECRETOS
Aquele homem era insuportável.
Não era fácil viver com o insuportável Michael Donahue, ainda que fosse para cumprir os últimos desejos do seu tio. Contudo, para a teimosa Pandora McVie foi ainda mais difícil não se apaixonar por ele. Às vezes, o último homem pelo qual pensamos apaixonar-nos é o que o nosso coração secretamente deseja…
POR AMOR
Só ele poderia domar o seu coração…
A jovem domadora Jovilette Wilder possuía o coração de um leão e o temperamento de um gato selvagem. Quando Keane Prescott se cruzou pela primeira vez no seu caminho, ela viu algo nele que a fez retrair-se.
Jo estava consciente de que o seu bom e desconcertante chefe punha em perigo tudo o que mais lhe importava mas, por outro lado, não podia resistir à atração avassaladora que ardia entre eles.
UM HERÓI EM NOVA IORQUE
Coisas que só acontecem na cidade que nunca dorme….
O trabalho do escritor Mitch Dempsey era criar heróis, mas ele nunca se tinha visto como tal. Contudo, havia algo em H
É demais para mim
Autora: Eleonora Gaggero
Sinopse
Quando não temos nada a perder, deixamo-nos ir e tudo pode mesmo acontecer…Marta tem dezanove anos, vive em Turim e define-se como um patinho feio, sem qualquer possibilidade de redenção.
Na verdade, é um facto: não é nada bonita. E a sorte também não está do seu lado. Órfã desde os três anos, sofre de uma doença que, por si só, já é um pesadelo: fibrose quística.
A esperança de poder viver uma vida normal é reduzida, mínima. Mas Marta tem espírito, ironia, personalidade. Tudo aquilo que conquistou foi a pulso, e ninguém lho pode tirar.
Acima de tudo, Marta não tem nada a perder e adora desafios. E, assim, decide lançar-se numa missão impossível, viver o amor, vivê-lo a sério, não com um rapaz qualquer, mas com o mais giro do planeta: Arturo.
Irresistível, atlético, comprometido. Uma aposta perdida, uma espécie de suicídio da autoestima. No entanto, a vida encarrega-se sempre de nos ajudar quando damos o primeiro passo, e é precisamente este milagre que escapa aos planos de Marta.
De um dia para o outro, descobre-se a viver não apenas uma história inesperada, mas uma vida nova, intensa.
Uma vida que nunca se permitiu ter e que sempre desejou.
Uma vida que, contudo, poderá terminar de um momento para o outro e destruir todos os sonhos. Será demais para ela??
Nós os dois na lua
Autora: Alice Kellen
Sinopse
Não há nada mais eterno do que um encontro fugaz. Eles conheceram-se em Paris. Os seus caminhos vão juntar-se… para sempre?
Quando Rhys e Ginger se encontram nas ruas da Cidade Luz, estão longe de imaginar que as suas vidas ficarão unidas para sempre, apesar de serem tão diferentes e de viverem tão distantes um do outro. Ela está em Londres e, às vezes, sente-se de tal forma perdida, que até dos seus sonhos se esquece. Noite após noite, a amizade entre Rhys e Ginger cresce mais um bocadinho. Trocam emails cheios de confidências, dúvidas e inquietações.
Apesar da distância que os separa, cada um deles vê a mesma Lua. Mas o que pode acontecer quando o tempo põe à prova a relação de Rhys e Ginger?
Esta é uma história inesquecível sobre o amor, o destino e a procura de nós próprios.
A casa do lago
Autora: Ella Carey
Sinopse
Um segredo de família. Uma joia perdida. Uma herdeira improvável. Anna Young está satisfeita com a sua vida bem-sucedida em São Francisco. Mas o seu mundo é virado do avesso quando o seu avô, Max Albrecht, revela um segredo surpreendente: Anna é a herdeira de uma família aristocrática que perdeu tudo durante a Segunda Guerra Mundial.
Há mais de setenta anos, Max foi forçado a deixar para trás a sua vida e um precioso objeto na sua propriedade na antiga Prússia. E agora quer que Anna o recupere. Anna acede ao pedido do avô e viaja para a Alemanha, impaciente por obter respostas: O que poderá ser assim tão importante para o seu avô?
E por que razão ocultou a sua história? A busca leva-a a Wil, um homem que pode deter a chave para desvendar o mistério.
Juntos descobrem que os segredos da família estão ligados a um apartamento abandonado em Paris… e que esses segredos têm raízes mais profundas do que alguma vez imaginaram.
Onde as peras caem
Autora: Nana Ekvtimishvili
Sinopse
NOMEADO PARA O MAN BOOKER INTERNATIONAL PRIZE
Lela, a protagonista deste romance, tem duas certezas na vida: a de que o seu professor de História tem de morrer e a de que ela precisa de começar uma vida nova para lá desse campo onde as peras caem.
Numa Geórgia recém-independente, nos arredores de Tbilisi, fica uma casa apalaçada onde funciona uma instituição que acolhe órfãos e crianças com deficiência mental. É conhecida por Escola dos Idiotas, ainda que a maioria dos que hoje ali vivem – como o pequeno Irakli – tenham sido simplesmente abandonados pelas mães por desespero e não sofram de qualquer doença mental. Porém, em lugar de serem acarinhadas e educadas, as crianças da Escola dos Idiotas recebem dos professores sobretudo lições de negligência e abuso. Com dezoito anos feitos, Lela já tem idade para poder deixar o estabelecimento, mas está lá há tanto tempo que não se lembra de ter tido família. E, não sabendo para onde ir, aceita um trabalho na instituição para poder planear à vontade a sua vingança suprema e, ao mesmo tempo, preparar a adoção de Irakli por um casal norte-americano. Mas nem tudo corre como planeado… Este é um retrato poderoso, mas sem sentimentalismos, de um grupo de jovens que se defendem mutuamente da crueldade do mundo dos adultos. Premiado e aplaudido pela crítica e pelo público, ficará seguramente na memória de todos os leitores.
Fonte das sinopses: FNAC
INFANTOJUVENIL
Assim ou assado
Autora
Maria Pascual de la Torre
Ilustração
Maria Pascual de la Torre
Sinopse
Um livro divertido e bem-humorado que, através de uma estrutura repetitiva e de ilustrações simples, mas eficazes, promove a autonomia dos mais pequenos, em casa e em família, explorando temas tão diversos e relevantes como a hora de ir para a cama, a alimentação, o vestir-se sozinho, a brincadeira ou a arrumação…
O peixe arco-íris
Autor
Marcus Pfister
Ilustração
Marcus Pfister
Sinopse
O brilho das suas escamas iluminava a água sempre que passava, ao mesmo tempo que chamava a atenção dos outros peixes, que o admiravam e lhe pediam para brincar com ele, apesar da sua indiferença e vaidade.
Porém, tudo mudou quando o peixe Arco-Íris negou insultuosamente uma das suas escamas cintilantes a um peixinho azul que, indignado, foi contar o sucedido aos seus amigos.
A partir desse momento ninguém quis ter mais nada a ver com o peixe Arco-Íris e todos lhe viravam as costas quando se aproximava.
Então, ele ficou só e triste… Um grande clássico da literatura infantil sobre a humildade, a generosidade e a bondade, já traduzido em inúmeras línguas e agora publicado no nosso país.
Baralhando histórias
Autor
Gianni Rodari
Ilustração
Alessandro Sanna
Sinopse
O avô interrompe a leitura do jornal para contar à neta uma história que, apesar de clássica e mais do que sabida, muito lhe custa a aceitar pelas alterações que aquele lhe vai impondo. Desconhecimento? De forma alguma. Na verdade, o ancião consegue, assim, que seja a criança a de facto reproduzir o conto, sempre que esta corrige os erros que ele comete deliberadamente, e isto porque é baralhando histórias que o enredo se transforma num proveitoso recurso expressivo.
Esta peculiar versão do Capuchinho, ideal para ser contada, é um verdadeiro jogo de humor para o leitor e uma lição – útil e simples – para os contadores de histórias; uma lição que lhes permite sentir a vibrante emoção do público infantil, atento e em alerta total, assim que lançado este irresistível anzol ao voraz apetite da sua imaginação.
Os pais amam os filhos
Autora
Clara Cunha
Ilustração
Clara Cunha
Sinopse
“Nada é mais verdadeiro e grandioso do que o sentimento de felicidade e amor que os pais têm pelos filhos.
Mas haverá uma definição? Neste livro, de uma forma brincalhona e muito carinhosa, Clara Cunha vai dar umas pistasOs pais amam os filhos com a boca, com o nariz, com as mãos, com todo o corpo…
Os pais amam os filhos de uma forma especial e única!
Uma mensagem especial e poderosa nas quais todos se poderão rever.”
Matilda
Autor
Roald Dahl
Ilustração
Quentin Blake
Sinopse
O pai da Matilda acha que a filha não é mais do que uma crosta. A mãe passa o tempo a jogar bingo e a ver televisão. A stôra Docemel é a única que vê o potencial da menina. A Sra. Partetudo, diretora da Escola Tiraniza, julga todos os alunos burros e fecha-os dentro da Pildra. E a Matilda… é uma menina dotada de uma grande inteligência, que se cansou do comportamento idiota dos adultos e vai ensinar-lhes uma grande lição!
Quatro contos consonantes
Autora
Margaret Atwood
Ilustração
Sebastião Peixoto
Sinopse
Na esteira das tradicionais histórias de encantar, a multipremiada escritora Margaret Atwood inventou Quatro Contos Consonantes, ilustrados, nesta tradução portuguesa, com o traço distintivo de Sebastião Peixoto. Através da aliteração — isto é, de repetições propositadas e recorrentes de determinadas consoantes (como neste texto de apresentação repleto de T) —, a autora construiu narrativas curtas, ora tenebrosas, ora hilariantes, que prometem estimular e divertir leitores de todos os estratos etários.
O cuquedo e um amor que mete medo
Autora
Clara Cunha
Ilustração
Paulo Galindro
Sinopse
“O Cuquedo e um Amor que Mete Medo” é uma nova história da dupla Cara Cunha e Paulo Galindro, autores do enorme sucesso “O Cuquedo” que prometem continuar a causar furor entre a pequenada e voltam com uma sequela divertidíssima acompanhada de magníficas ilustrações.
O gato medroso
Autor
Michael Buxton
Ilustração
Michael Buxton
Sinopse
O Gato Medroso tem medo de…. Bem, na verdade, de todos. Mas as primeiras impressões nem sempre são o que parecem! Explora as “primeiras emoções” com o Gato Medroso.
O rapaz e o gorila
Autora
Jackie Azúa Kramer
Ilustração
Cindy Derby
Sinopse
Naquele dia triste e doloroso, o rapaz imagina um amigo para falar de tudo aquilo que não consegue dizer ao pai.
Paciente e carinhoso, o novo amigo, um enorme gorila acompanha os dias do rapaz e responde a todas as suas perguntas, por mais difíceis que sejam.
“Porque morremos?” “A minha mamã não pode voltar para casa?”
E é este diálogo livre e acolhedor que aproxima o rapaz e o pai e lhes permite construir, juntos, um futuro cheio de amor e boas memórias. Uma história terna e sincera sobre a morte e o luto aos olhos de uma criança.
Artur e o avô
Autora
Wendy Meddour
Ilustração
Daniel Egnéus
Sinopse
O Artur adora falar com o avô. Mas algo estranho se passa… parece que o avô deixou de o ouvir e até de falar. A mãe diz-lhe que ele só precisa de tempo. Mas, como todas as crianças, o Artur insiste e pede ao avô para brincarem aos Três Preferidos. Irá esta brincadeira ajudar o avô a recuperar? Uma história comovente sobre o amor, a perda e a importância dos avós!
Fonte das sinopses: FNAC
Sugestões de leitura – Para crianças dos 3 aos 9 anos
História
Santiago do Cacém foi, na década de 1950, sede da 2ª Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian no território português e mais tarde, na década de 1960, da Biblioteca Fixa nº 20.
Os tempos modernos justificaram contudo que se sonhasse com uma nova Biblioteca, ampla, viva e participada, promotora de um serviço de leitura pública à medida de um grande município que aspira ao desenvolvimento.
De um esforço concertado entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Secretaria de Estado da Cultura nasceu assim a nova Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, instalada em edifício próprio e organizada em moldes modernos e funcionais.
Ponto de referência enquanto espaço de práticas culturais, científicas e artísticas do Município, esta Biblioteca ganhou, pela sua atividade permanente, o estatuto do nosso ponto de encontro com o Mundo, o novo “Largo”, no dizer do patrono, o escritor e poeta Manuel da Fonseca.
A instalação da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca em 1997, a primeira Biblioteca Municipal do Concelho de Santiago do Cacém, contribuiu para a dinamização da vida cultural do município, nas vertentes de acesso livre à informação e da oferta de muitas e variadas atividades de animação e promoção do livro e da leitura.
Mercê da dinâmica da 1ª Biblioteca e do entendimento da importância destes equipamentos para o desenvolvimento dos cidadãos, entendidos individual e coletivamente, a Câmara Municipal propôs-se construir e instalar a 2ª Biblioteca do Município na cidade de Vila Nova de Santo André.
Caracterização
A Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, de tipologia BM 2, abriu as suas portas à comunidade no dia 22 de março de 1997.
O Edifício foi construído de raiz, dispõe de 4 pisos, albergando a Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico Municipal, e fica localizado na zona central da cidade de Santiago do Cacém, ao lado da estação rodoviária, beneficiando ainda da proximidade das duas escolas, EB Integrada Frei André da Veiga e Escola Secundária Manuel da Fonseca.
A Biblioteca instalada num espaço amplo e luminoso é composta por 4 espaços de utilização pública, tendo em conta os diversos grupos etários e as variadas atividades que oferece (setor de adultos, setor infantojuvenil, audiovisuais e balcão principal de atendimento), sala polivalente, bar e serviços internos.
Patrono
Manuel Lopes da Fonseca, natural de Santiago do Cacém, oriundo de uma família com origens em Castro Verde e Cercal do Alentejo foi escritor, poeta, contista, romancista e cronista.
Cedo rumou a Lisboa, tendo iniciado a caminhada da sua formação académica no Colégio Vasco da Gama, passando pelo Liceu Camões, Escola Lusitânia e, ainda, pela Escola de Belas-Artes. A sua atividade jornalística tomou lugar nesta altura da sua vida, tendo sido colaborador em diversas publicações como as revistas Afinidades, Árvore, Vértice, Altitude e os jornais O diabo e O diário. Aí encetou também a sua atividade literária, como poeta, romancista, contista e cronista – toda a sua obra retrata, porém, como poucas, a vida dura do Alentejo e do seu povo.
Por volta de 1937, estabelece relações com um grupo de neo-realistas de que fazem parte Alves Redol, Soeiro Pereira Gomes, Mário Dionísio, Armando Gomes, Fernando Namora, entre outros. O Neo – Realismo refere-se a um movimento literário que em Portugal se manifestou entre meados dos anos 30 e finais dos anos 50 do último século, tempo cultural atravessado por fortes tensões literárias e ideológicas.
Assente no Neo – Realismo surge o primeiro livro de poemas do Movimento Rosa dos Ventos. Trata-se de uma reviravolta temática da poesia portuguesa de clara feição militante e ideológica. Manuel da Fonseca cria o primeiro livro sobre a realidade do Alentejo. Todo o Alentejo é parte importante na sua obra literária.
Contador de histórias reinventou o mundo à semelhança do seu. O centro desse mundo chama-se Cerromaior. Cerromaior é Santiago do Cacém.
Como era um criador, amalgamou a realidade e fez nascer histórias de embasbacar, nobres e antigas, poéticas e reais. Gerador de um cenário pitoresco, dramático ou épico, a tudo deu a vida através da narração.
“Não sou um orador… sou um homem que conversa.”
Manuel da Fonseca
Serviços
- Empréstimo domiciliário e presencial;
- Informação e referência;
- Consulta de catálogo informatizado;
- Multimédia e Internet;
- Audiovisuais;
- Promoção do livro e da leitura e dinamização cultural;
- Cooperação com as Bibliotecas Escolares;
- Serviços técnico – documentais;
- Reprodução e impressão de documentos;
- Cedência da Sala Polivalente;
- Acolhimento e cedência de exposições;
- Venda de Publicações Municipais.
Programação - Histórias contadas
Celebrar Saramago
As Bibliotecas Municipais assinalam hoje, dia 16 de novembro de 2022, o Centenário do Nascimento de José Saramago, com a leitura e animação do conto “Uma luz inesperada”, escrito pelo próprio e ilustrado por Armando Fonseca.
A efeméride constitui uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro.
Relembramos que José Saramago foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998. O Município de Santiago do Cacém associa-se, de forma ativa, às comemorações que têm lugar por todo o país.
No âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4.ª Geração (CLDS4G), que tem como lema “Santiago do Cacém – Ativo Sénior 65+ – Município Com Vida” iniciamos este espaço “No café do retorta – onde as histórias se encontram”, numa alusão à obra de Manuel da Fonseca, proporcionando a leitura de histórias e contos direcionados à nossa população sénior.
Nesta sessão viajaremos, com Elsa Serra, entre histórias tradicionais e a leitura de contos ilustrados. Vamos aprimorar o gosto por ouvir, o estar com o outro e pelo universo mágico das histórias. Aconselhável a adultos com gosto por sonhar.”
“A Guerra” de José Jorge Letria e André Letria – uma animação produzida pelas bibliotecas municipais.
Um livro multipremiado, com uma perfeita articulação entre texto e imagem, que oferece um olhar certeiro e muito negro sobre a tragédia da guerra. Disponível para empréstimo na sua biblioteca.
LAR DOCE LER – O Caso do Misterioso Ladrão de Cores!
LAR DOCE LER – Os amigos – Histórias Senhor Valery
LAR DOCE LER – O Homem que Engoliu a Lua
LAR DOCE LER – A Lua Ladra
LAR DOCE LER – O Protesto
LAR DOCE LER – Cem Sementes para voar
LAR DOCE LER – “Matilde”
LAR DOCE LER – “O Dia em que a barriga rebentou”
LAR DOCE LER – “Um bicho estranho”
LAR DOCE LER – “O Papão”
Dia dos Namorados – O dia em que me tornei pássaro
LAR DOCE LER – “O Urso Resmungão”
LAR DOCE LER – Quando Eu Nasci
Para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ficamos com a leitura e animação do livro “A História de Erika”, escrita por Ruth Vander Zee, ilustrada por Roberto Innocenti e narrada por Carla Fonseca e Margarida Peredo, contadoras da Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André. 27 de janeiro de 1945, foi o dia em que as tropas soviéticas libertaram o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, um dos símbolos máximos da barbárie humana. Evocamos, sem exceção, todas as vítimas do Holocausto, o genocídio cometido pelos nazistas durante a II Guerra Mundial que vitimou milhões de judeus, ciganos, homossexuais, opositores políticos, entre outras minorias. Manter viva a memória das vítimas do Holocausto é contrariar a intolerância, o ódio, a xenofobia, o racismo, o antissemitismo e a discriminação.
LAR DOCE LER – Vamos contar-te uma história
Para celebrar esta quadra natalícia vamos ouvir a história “Sabes, Maria, o Pai Natal não existe”, com texto de Rita Taborda Duarte e ilustrações de Luís Henriques, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal” de Vila Nova de Santo André.
Hoje, 25 de junho, vamos ouvir a história “Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”, contada por Carla Fonseca e Margarida Peredo, contadoras das Bibliotecas Municipais do Município de Santiago do Cacém.
A Viagem – Dia Mundial do Refugiado
Hoje, 18 de junho, vamos ouvir a história “Perfeitamente normal”, texto e ilustrações de Tom Percival, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Vila Nova de Santo André.
Na semana em que se comemoram os dias mundiais do ambiente e dos oceanos, 5 e 8 de junho respetivamente, vamos ouvir a história, “O nosso mundo está a arder: O grito de Greta Thunberg para salvar o planeta”, de Jeanette Winter, por Carla Fonseca, contadora da Biblioteca Manuel José “do Tojal” de Vila Nova de Santo André.
Dia da Criança
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, dedicamos este vídeo “Brincadeiras de Papel” a todos os que gostam de recordar a sua infância e agradecemos aos munícipes que connosco colaboram, através do projeto Imagens com História, tornando estes momentos possíveis.
Hoje, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, convidamos-te a assistir à leitura do livro “O Pedaço Que Falta”, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal” de Vila Nova de Santo André. Texto e ilustrações de Shel Silverstein.
Hoje, dia 28 de maio, vamos ouvir a história “Um livro para todos os dias”, texto de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Bernardo Carvalho, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Vila Nova de Santo André.
Hoje, 14 de maio, vamos ouvir a história “O Coala que Foi Capaz”, de Rachel Bright e Jim Field; Tradução: Carlos Grifo Babo, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Santo André.
Vamos ouvir a história CHIBOS SABICHÕES de Olalla González e Federico Fernández, por Carla Fonseca, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Vila Nova de Santo André.
No Dia Mundial da Voz, dia 16 de abril, nada melhor do que ouvirmos uma história “O Pássaro da Alma” por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Santo André.
Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, Margarida Peredo conta a história “A Manta do José”.
Dia Mundial da Língua Portuguesa – 5.05.2020
Comemoramos esta data com a leitura da crónica “Estar em casa”, escrita por Valter Hugo Mãe e narrada por Margarida Peredo, contadora das Bibliotecas Municipais. Agradecemos e elogiamos o contributo da ilustração de André Pacheco, autor de banda desenhada do nosso concelho.
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor – “Uma Escuridão bonita”
Contactos e Horário
Rua Engenheiro Costa Serrão 5, 7540-185 Santiago do Cacém
269 829 000 “rede fixa nacional”
bmsc@cm-santiagocacem.pt
Horário de verão (julho e agosto): de segunda a sexta-feira das 9h30 às 17h30
Encerra aos sábados, domingos e feriados
Horário de inverno: segunda a sexta-feira – 09h30 às 18h30
Sábado – 13h30 às 18h30
Encerra aos domingos e feriados
A tua biblioteca tem livros novos
Setor de Adultos
Livros infanto-juvenis