Sabia que… Já pode requisitar filmes nas Bibliotecas Municipais!

Manuel José Santinhos – “Uma Voz de Revolta”
Catálogo online
Sugestões de leitura
Numa tentativa de fomento e incentivo à leitura, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem como objetivos a criação de novos leitores e a ampliação do conhecimento e da aprendizagem tendo como base a literatura e as mais variadas fontes de informação, intensificando principalmente nas crianças, jovens e adultos o processo de autodescoberta e a conquista de novos saberes. As bibliotecas municipais apresentam um guia de sugestões de leitura para jovens e adultos com a finalidade de oferecer novas oportunidades de encontro entre o texto literário e o leitor, imprescindível para a formação do leitor e de cidadãos esclarecidos e conscientes e como forma de contributo para o crescimento da comunidade em termos culturais.
Mês de maio
ADULTOS
O Prazer de Guiar
Autor: João Pedro Marques
Sinopse: Raquel e João têm cerca de setenta anos de idade. Amaram-se na juventude e, em tempos idos, foram casados e criaram filhos em conjunto antes de a vida os ter afastado. O Prazer de Guiar é a história do seu reencontro e reaproximação. É, também, simultaneamente, um romance on the road, no qual o casal reencontrado vai viver uma aventura adolescente que lhe reabre os horizontes numa fase tardia da sua existência.
O palco da sua aventura é Portugal no ano de 2032, um tempo em que o progresso tecnológico trouxe muito bem-estar, mas em que, paradoxalmente, cerceou as liberdades individuais. Uma época cada vez mais automatizada e robotizada em que o Estado já codificou quase tudo, impôs regras e normas em várias áreas da vida colectiva, mas proibiu muitas coisas, nomeadamente a possibilidade de conduzir nas cidades e principais estradas do país.
Serão Raquel e João capazes de lutar por esse direito que lhes foi negado? Terão sucesso no desafio que lançaram às autoridades? E conseguirão contornar ou iludir a opressiva e omnipresente vigilância policial?
Tomás Nevinson
Autor: Javier Marías
Sinopse: Dois homens – um deles na ficção, o outro na vida real – tiveram oportunidade de assassinar Hitler antes que ele desencadeasse a Segunda Guerra Mundial. Um mal menor teria impedido um mal maior. Se é legítimo pensar que aqueles dois homens deveriam ter disparado sobre o Führer para evitar a morte de milhões, até que ponto podemos decidir quem merece viver ou morrer?
Tomás Nevinson, marido de Berta Isla, cai na tentação de regressar aos Serviços Secretos após uma temporada de ausência. Estamos no ano de 1997. Tomás é incumbido de se deslocar a uma cidade do Noroeste de Espanha para identificar uma pessoa que, dez anos antes, participara em atentados do IRA e da ETA.
A missão é-lhe atribuída pelo seu ex-chefe, Bertram Tupra, figura ambígua que já anteriormente lhe atrapalhara a vida. Ambos são anjos desagradáveis que devem velar pela tranquilidade dos demais. Feito espião que sonda a verdade, Javier Marías constrói uma intriga inquietante, uma reflexão profunda acerca do alcance e das consequências das nossas acções.
Quão longe podemos ir para evitar o triunfo do mal? E, num mundo de claro-escuro, como podemos estar certos do que é o mal?
Tomás Nevinson é o retrato do que acontece a alguém a quem já tudo aconteceu, o retrato de um homem que tenta intervir na História e acaba desterrado do mundo.
Irmãos Inesperados
Autor: Amin Maalouf
Sinopse: Alec, desenhador de meia-idade, e Ève, romancista, são os únicos habitantes de uma pequena ilha na costa do Atlântico. Evitam-se, até ao dia em que uma avaria inexplicável em todos os meios de comunicação os força a sair da sua solidão.
O que se passa? O planeta sofreu algum cataclismo após as ameaças contínuas de conflito nuclear e ataques terroristas em grande escala? O que aconteceu nas ilhas próximas, no litoral, no resto do país, no resto do planeta?
Aos poucos, Alec vai resolver o mistério. Graças ao seu velho amigo Moro, que se tornou um dos conselheiros de confiança do presidente dos Estados Unidos, conseguir· reconstruir o desenrolar dos acontecimentos, até descobrir que, embora a humanidade tenha escapado ao desastre, o fez de uma forma tão estranha e inesperada que a História não poderá retomar o seu curso como antes.
O encontro tumultuoso dos nossos desorientados contemporâneos com os seus «irmãos inesperados», pertencentes a uma misteriosa civilização que se autoproclama herdeira da Grécia antiga e que alcançou um conhecimento médico muito mais avançado do que o nosso, faz deste romance um conto moderno de grande força dramática.
Cozinha Confidencial – Aventuras no submundo da restauração
Autor: Anthony Bourdain
Sinopse: Pode ser informativo, bem como perversamente engraçado. Bourdain é hilariante quando nos aconselha sobre o que devemos pedir em restaurantes e quando o fazer. Por exemplo, aprendemos que nunca devemos comer peixe às segundas-feiras, evitar o brunch de domingo e nunca pedir qualquer tipo de carne bem-passada. E se algum dia virmos um cartaz que diga «Desconto Sushi», devemos, se formos inteligentes, fugir para o lado oposto o mais rápido que conseguirmos.
Um banquete deliciosamente divertido e encantadoramente chocante de fascinantes e verdadeiros contos da vida no negócio da restauração pela mão do chef Anthony Bourdain.
O livro Cozinha Confidencial é um relato surpreendentemente bem escrito do que é realmente a vida nos «recantos escuros do submundo da restauração». Ao descrever o ambiente de algumas das mais famosas cozinhas do mundo, Bourdain diz tanto mal de si como diz dos outros.
A Era da Inteligência Artificial e o nosso futuro humano
Autores: Henry A Kissinger, Daniel Huttenlocher e Eric Schmidt
Sinopse: Três dos mais reputados e estimulantes pensadores da atualidade refletem sobre a Inteligência Artificial, as transformações que está a provocar na sociedade e o que isso significa para todos nós.
Uma Inteligência Artificial (IA) aprendeu a ganhar partidas de xadrez escolhendo jogadas que os grandes mestres nunca tinham considerado. Outra IA descobriu um antibiótico novo ao analisar propriedades moleculares que os cientistas não compreendiam. Aviões a jato manobrados por IA conseguiram derrotar pilotos experientes em combates simulados. A IA está a entrar nos motores de busca online, no streaming, na medicina, na educação e em muitos outros domínios, e, ao fazê-lo, está a alterar a forma como os humanos experienciam a realidade.
Em A Era da Inteligência Artificial, Kissinger, Schmidt e Huttenlocher revelam o impacto da IA no conhecimento, na política e nas sociedades em que vivemos, e apresentam-nos a uma era marcada pela coabitação entre humanos e a IA que começa agora a despontar.
INFANTOJUVENIL
As Emoções do Gastão – Estou Aborrecido
Autora: Aurélie Chien Chow Chine
Sinopse: Em “Estou aborrecido”, o Gastão começa o dia muito divertido, a ler e a brincar com os pais. Mas quando os pais vão fazer o almoço, ele fica sozinho, sem saber o que há de fazer – embora tenha livros e brinquedos à disposição. Sente-se aborrecido.
Descobre como o Gastão vai recuperar o bom humor e aprender a usar a imaginação para se entreter sozinho!
Viagem ao Centro do Escuro
Autor: David Machado
Ilustração: Madalena Moniz
Sinopse: A história de dois irmãos que enfrentam juntos o medo do escuro, com tudo o que a ausência de luz tem dentro: monstros, muita imaginação e aventuras fantásticas sem nunca saírem do quarto ou ligarem a luz.
«Eu estava a dormir e acordei quando ouvi a voz da minha irmã a chamar-me num sussurro. Porque ela só tem cinco anos e eu tenho sete e a minha principal missão é ajudá-la e ensiná-la e protegê-la e sempre que ela precisa de mim eu vou. Abri os olhos mas não vi nada.»
O Voo do Golfinho
Autor: Ondjaki
Ilustração: Danuta Wojciechowska
Sinopse: E se todos tivéssemos o dom de mudar de corpo ao longo da vida? E se voar fosse mesmo possível para todos os que sempre desejaram ter asas? Esta é a estória de um golfinho que queria ser passarinho…
Livro recomendado para o 2.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
Sobreviventes : As criaturas mais resistentes do Planeta
Autor: Nicola Davies
Ilustração: Neal Layton
Sinopse: Como os animais fazem as coisas que fazem e porquê?
Nós, seres humanos, somos mesmo choninhas! Não aguentamos o calor, nem o frio. Não conseguimos passar sem comida nem sem água. Mas alguns animais adaptaram-se às condições mais agrestes do planeta. Neste livro, vais descobrir como!
Portuguesas com M Grande
Autora: Lúcia Vicente
Ilustração: Cátia Vidinhas
Sinopse: Mulheres que tiveram a coragem de sonhar e mudar a sua vida. E a das outras.
O que têm em comum a padeira Brites de Almeida, a sufragista Beatriz Ângelo, a atriz Beatriz Costa e a pintora Paula Rego? Além de serem todas mulheres, lutadoras, corajosas, independentes e livres… são Portuguesas com M Grande!
A luta pelo direito à igualdade de oportunidades tem conhecido muitas protagonistas e batalhas difíceis de travar, mas, para estas mulheres, nada é mais forte que o desejo de liberdade!
Caracterização
A cidade de Vila Nova de Santo André viu nascer a Biblioteca Municipal no dia 10 de setembro de 2005, com uma inauguração comemorada por toda cidade, que contou com o contributo da população e dos grupos culturais de vários pontos do Concelho.
É de tipologia BM2 e fica localizada na Zona Central da cidade Vila Nova de Santo André. A Biblioteca Municipal ocupa o rés-do-chão de 2 prédios de habitação e está rodeada de uma zona pedonal.
A Biblioteca é composta por 4 espaços de utilização pública (adultos, infantojuvenil, audiovisuais e balcão principal de atendimento), sala polivalente, bar e serviços internos.
Patrono
Manuel José Santinhos
Considerado um dos maiores poetas populares da região, Manuel José Santinhos nasceu em 24 de dezembro de 1905, no Tojal de Baixo da Ribeira de Baleizão, na freguesia de Santo André.
“Manel Zé do Tojal”, com menos de 10 anos começou a ajudar no pastoreio e aos 11 fez o primeiro poema – que se lembre -, para ser recitado numa venda; como prémio, obteve um rebuçado. Foi boieiro, ganhão e um dos bons porcariços, abegão, servente de pedreiro, cadeireiro, cesteiro, seareiro, agricultor, poeta popular e um profanista afamado. Foi objeto de estudo de muitos investigadores, o que lhe valeu uma considerável divulgação na comunicação social, a redação de obras académicas sobre o seu trabalho e uma projeção nacional. Na sua poesia popular a fonte de inspiração é o mundo rural e os seus habitantes nas suas múltiplas atividades e facetas. As suas composições, tipicamente românticas, impregnadas de cultura popular e expressões e vocábulos de origens rurais, apresentam uma força expressiva objetiva, sem maneirismos de qualquer natureza, revelando um talento e intuição poética de grande riqueza.
A sua obra poética é composta por quadras livres e obrigadas a mote, quintilhas, sextilhas, quadras de 40 pontos, com rima inteira e com sezura, outras com mote de um ponto e quadras de 60 pontos. O seu verso, regido por uma estrutura simples, demonstra um lirismo encantador e um tom melódico e rítmico intenso. Este poeta é um dos muitos exemplos de figuras populares a retratar a alma das gentes da região, com louvável improvisação, nos mais variados temas: amor, sofrimento, tristeza, solidão, sentimentalismo, amor à terra, lirismo, vícios e defeitos humanos, quotidiano campesino e até a História, tanto em quadras soltas, como em quintilhas, sextilhas ou outras estruturas.
Considerado um Poeta Maior dos Poetas Populares, Manuel José Santinhos foi exemplar na sua arte e reforçou o papel social da tradição oral ao contribuir com o seu espólio literário recheado de informações históricas, filosóficas e linguísticas através unicamente da sua Palavra.
Manuel José Santinhos morreu aos 96 anos e tinha na memória todos os seus poemas, que foram publicados em livro graças à carolice de alguns amigos.
Serviços
- Empréstimo domiciliário e presencial;
- Informação e referência;
- Consulta de catálogo informatizado;
- Multimédia e Internet;
- Audiovisuais;
- Promoção do livro e da leitura e dinamização cultural;
- Cooperação com as Bibliotecas Escolares;
- Serviços técnico – documentais;
- Reprodução e impressão de documentos;
- Cedência da Sala Polivalente;
- Acolhimento e cedência de exposições;
- Venda de Publicações Municipais.
Programação - Histórias contadas
No âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4.ª Geração (CLDS4G), que tem como lema “Santiago do Cacém – Ativo Sénior 65+ – Município Com Vida” iniciamos este espaço “No café do retorta – onde as histórias se encontram”, numa alusão à obra de Manuel da Fonseca, proporcionando a leitura de histórias e contos direcionados à nossa população sénior.
Nesta sessão viajaremos, com Elsa Serra, entre histórias tradicionais e a leitura de contos ilustrados. Vamos aprimorar o gosto por ouvir, o estar com o outro e pelo universo mágico das histórias. Aconselhável a adultos com gosto por sonhar.”
“A Guerra” de José Jorge Letria e André Letria – uma animação produzida pelas bibliotecas municipais.
Um livro multipremiado, com uma perfeita articulação entre texto e imagem, que oferece um olhar certeiro e muito negro sobre a tragédia da guerra. Disponível para empréstimo na sua biblioteca.
LAR DOCE LER – Os amigos – Histórias Senhor Valery
LAR DOCE LER – O Homem que Engoliu a Lua
LAR DOCE LER – A Lua Ladra
LAR DOCE LER – O Protesto
LAR DOCE LER – Cem Sementes para voar
LAR DOCE LER – “Matilde”
LAR DOCE LER – “O Dia em que a barriga rebentou”
LAR DOCE LER – “Um bicho estranho”
LAR DOCE LER – “O Papão”
Dia dos Namorados – O dia em que me tornei pássaro
LAR DOCE LER – O Urso Resmungão
LAR DOCE LER – Quando Eu Nasci
Neste tempo em que a pandemia nos obriga a estarmos de portas encerradas dedicamos o espaço de programação às histórias contadas.
Para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ficamos com a leitura e animação do livro “A História de Erika”, escrita por Ruth Vander Zee, ilustrada por Roberto Innocenti e narrada por Carla Fonseca e Margarida Peredo, contadoras da Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André. 27 de janeiro de 1945, foi o dia em que as tropas soviéticas libertaram o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, um dos símbolos máximos da barbárie humana. Evocamos, sem exceção, todas as vítimas do Holocausto, o genocídio cometido pelos nazistas durante a II Guerra Mundial que vitimou milhões de judeus, ciganos, homossexuais, opositores políticos, entre outras minorias. Manter viva a memória das vítimas do Holocausto é contrariar a intolerância, o ódio, a xenofobia, o racismo, o antissemitismo e a discriminação.
LAR DOCE LER – Vamos contar-te uma história
Para celebrar esta quadra natalícia vamos ouvir a história “Sabes, Maria, o Pai Natal não existe”, com texto de Rita Taborda Duarte e ilustrações de Luís Henriques, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal” de Vila Nova de Santo André.
Hoje, 25 de junho, vamos ouvir a história “Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”, contada por Carla Fonseca e Margarida Peredo, contadoras das Bibliotecas Municipais do Município de Santiago do Cacém.
A Viagem – Dia Mundial do Refugiado
Assinalamos hoje, dia 20 de junho, o Dia Mundial do Refugiado, com a leitura e animação do livro “A Viagem”, escrito e ilustrado por Francesca Sanna e narrado por Margarida Peredo, contadora das Bibliotecas Municipais. Homenageamos a coragem, a resiliência e a força de todas as mulheres, homens e crianças forçadas a deixar as suas casas por causa de guerras, conflitos e perseguições.
O Dia Mundial do Refugiado foi instituído em dezembro de 2000 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas. A data assinala a força, a coragem e a determinação das pessoas que são forçadas a deixar as suas casas e os seus países devido a guerras, perseguições e violações de direitos humanos.
Hoje, 18 de junho, vamos ouvir a história “Perfeitamente normal”, texto e ilustrações de Tom Percival, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Vila Nova de Santo André.
Na semana em que se comemoram os dias mundiais do ambiente e dos oceanos, 5 e 8 de junho respetivamente, vamos ouvir a história, “O nosso mundo está a arder: O grito de Greta Thunberg para salvar o planeta”, de Jeanette Winter, por Carla Fonseca, contadora da Biblioteca Manuel José “do Tojal” de Vila Nova de Santo André.
Dia da Criança
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, dedicamos este vídeo “Brincadeiras de Papel” a todos os que gostam de recordar a sua infância e agradecemos aos munícipes que connosco colaboram, através do projeto Imagens com História, tornando estes momentos possíveis.
Hoje, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, convidamos-te a assistir à leitura do livro “O Pedaço Que Falta”, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal” de Vila Nova de Santo André. Texto e ilustrações de Shel Silverstein.
Hoje, dia 28 de maio, vamos ouvir a história “Um livro para todos os dias”, texto de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Bernardo Carvalho, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Vila Nova de Santo André.
Hoje, 21 de maio, vamos ouvir a história “Amélia quer um cão”, de Tim Bowley, por Carla Fonseca, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Santo André. Com ilustração de André Neves.
Hoje, 14 de maio, vamos ouvir a história “O Coala que Foi Capaz”, de Rachel Bright e Jim Field; Tradução: Carlos Grifo Babo, por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Santo André.
Dia Mundial da Língua Portuguesa
Hoje, 5 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa, com o objetivo de reconhecer a importância cultural e histórica de uma das línguas mais faladas no mundo, idioma oficial de 260 milhões de pessoas.
Comemoramos esta data com a leitura da crónica “Estar em casa”, escrita por Valter Hugo Mãe e narrada por Margarida Peredo, contadora das Bibliotecas Municipais. Agradecemos e elogiamos o contributo da ilustração de André Pacheco, autor de banda desenhada do nosso concelho.
LAR DOCE LER – Vamos contar-te uma história
As Bibliotecas Municipais continuam ativas e perto de si, online!
História dos CHIBOS SABICHÕES | OLALLA GONZÁLEZ e FEDERICO FERNÁNDEZ, por Carla Fonseca, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Vila Nova de Santo André.
História “O Pássaro da Alma” por Margarida Peredo, contadora da Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” de Santo André.
Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, Margarida Peredo conta a história “A Manta do José”.
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor – Uma Escuridão Bonita
Contactos e Horário
Horário:
Segundas-feiras e sábados das 15h00 às 20h00
De terça a sexta-feira das 10h00 às 20h00
Encerra aos domingos e feriados.
Morada:
Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”
Empreendimento Brasil, Edifício Copacabana, Bloco A e B, 7500 – 170 Vila Nova de Santo André
269 750 040
bmsa@cm-santiagocacem.pt
A tua biblioteca tem livros novos
Setor Adultos
“As flores de Lotus”
José Rodrigues dos Santos
Gradiva
“D. Teresa”
Isabel Stilwell
Manuscrito
“Em teu ventre”
José Luís Peixoto
Quetzal
“Minha senhora de mim”
Maria Teresa Horta
Dom Quixote
“O torcicologista excelência”
Gonçalo M. Tavares
Caminho
Setor Infantojuvenil
“Salta, Bart!”
Susanna Tamaro, Adrianno Gon
Presença
“A Tina quer ser fixe”
Candy Guard
Zero a Oito
“O livro sem bonecos”
J. Novak
Presença
“As nuvens”
Mª Inês Almeida
Livros Horizonte
“O velho a preto e branco na aldeia das cores”
Pedro Bessa e outro
Educação Nacional