A Escola da Guitarra Portuguesa Mestre António Chainho da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que abriu as portas em abril de 2005, proporciona a aprendizagem da guitarra portuguesa numa comunidade com tradições enraizadas no fado. Simultaneamente, esta Escola presta homenagem ao Mestre da Guitarra portuguesa – António Chainho, natural do Concelho de Santiago do Cacém.
Esta escola pretende contribuir para o desenvolvimento de uma política cultural de fomento da música – formação, dinamização e criação de público ouvinte. Funciona no Colégio de S. José, às segundas-feiras, sob a orientação do Mestre António Chainho e do Professor Manuel Domingos.
António Chainho, natural da freguesia de S. Francisco da Serra, desde os anos sessenta mostra o seu virtuosismo nas doze cordas da guitarra, inspirado em mestres como Armandinho. Estreou-se na Casa de Fados A Severa.
Desde então, com a modéstia que é reconhecida aos grandes, chama os maiores artistas para cantar consigo, confirmando que a sua missão é levar pelos quatro cantos do mundo a música da sua guitarra.
Nomes como Carlos do Carmo, Tony de Matos, Frei Hermano da Câmara, Rão Kyao, Gal Costa, Fáfá de Belém, Saki Kobata, Marta Dias, Teresa Salgueiro, Filipa Pais, entre outros, acompanharam o Mestre nessa sua paixão pela música e pela guitarra.
As apresentações de António Chainho continuam a surpreender um pouco por todo o mundo e fazem escola entre alunos na Índia, Japão, Marrocos e Brasil, mas foi a criação da Escola da Guitarra Portuguesa em Santiago do Cacém que lhe deu especial orgulho, pois permite-lhe ensinar a sua arte na terra que o viu nascer e crescer.
António Chainho é patrono do Auditório Municipal de Santiago do Cacém e o mentor desta escola onde leciona aulas de guitarra portuguesa, desde a abertura da escola até à presente data.
Manuel Domingos, ligado à freguesia de Vale de Água onde viveu em criança, correu o mundo como acompanhante de reconhecidos nomes do fado: Ada de Castro, Fernando Farinha, Tristão da Silva, Nuno da Câmara Pereira, entre outros.
Paralelamente à paixão pela música da guitarra, dedica-se à manufatura de guitarras portuguesas. Na busca do instrumento ideal, o artesão procura incessantemente a guitarra que lhe conceda a sonoridade, o volume e o conforto que tanto procura num instrumento.
Desde a abertura da Escola da Guitarra Portuguesa, leciona ao lado do Mestre António Chainho.
Os alunos da Escola da Guitarra Portuguesa participaram no espetáculo comemorativo do Dia do Município, juntamente com o Mestre da Guitarra Portuguesa, António Chainho, no dia 24 de julho de 2010.
Contactos:
Colégio S. José Rua do Parque
7540 Santiago do Cacém
Horário das aulas:
Segundas-feiras – a partir das 17h00
Mensalidade – 35,00 €
Inscrições / Informações:
A inscrição será efetuada após conversa prévia com os professores da escola.
Serviço de Ação Cultural – Piscinas Municipais de Santiago do Cacém
(das 08h30 às 16h30)
Rua Dr. Alves da Silva
7540 Santiago do Cacém
269 810062
gcaiadas@cm-santiagocacem.pt