A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, numa parceria ativa com a Junta de Freguesia de Santo André, o ICE – Instituto das Comunidades Educativas e o ICN – Instituto de Conservação da Natureza, empreende um projeto que contribui para uma imagem valorizada do Município, bem como para a defesa e promoção de um ecossistema de espécies naturais e relações ecológicas específicas.
A Quinta de Educação e Ambiente na Lagoa de Santo André, concelho de Santiago do Cacém, é um espaço onde se juntam a Educação, a Cultura e a Cidadania.
O projeto “Quinta da Educação e Ambiente” desenvolve-se na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, no município de Santiago do Cacém. Nasceu a partir do núcleo de escolas que integram o Projecto “Escolas Rurais de Obstáculo a Recurso” deste Município.
Pretende-se com este projeto:
- Promover o local e os saberes, funcionando como espaço de lazer e de transmissão de conhecimentos;
- Promover iniciativas de desenvolvimento no domínio da educação, da cultura, da investigação científica e ambiental;
- Reconhecer, defender e proteger o património natural e paisagístico (habitantes de fauna e flora) existentes nesta Reserva;
- Assegurar que o saber e o saber fazer, a teoria e a prática, a cultura escolar e a cultura do quotidiano estejam equilibradamente inter-relacionadas;
- Proporcionar aos alunos experiências que favoreçam a sua maturidade cívica, criando neles atitudes e hábitos positivos de relação e cooperação com os outros e com a Natureza.
A zona da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha proporciona o envolvimento pedagógico das comunidades educativas onde a Quinta pretende ser, para todos os que a procuram, um espaço onde se experimenta uma cidadania proativa e o envolvimento /reflexão nas atividades torna pertinente as aprendizagens.