A Câmara Municipal de Santiago do Cacém viu aprovada, para efeitos de financiamento por fundos europeus, a candidatura do programa “Santiago do Cacém Digital Mais” com um volume de investimento elegível de 425 mil euros. O conjunto de projetos incluídos na candidatura pretende melhorar a relação entre a Autarquia e os Munícipes, através de uma forte aposta na transformação digital dos serviços do município e do reforço da capacidade e da eficiência administrativa municipal, assim como da acessibilidade dos cidadãos à administração local. O Balção Único Municipal, a bilheteira eletrónica no Auditório Municipal António Cainho, o pagamento e marcação de aulas nas Piscinas Municipais através de via eletrónica são algumas das iniciativas delineadas no âmbito deste programa.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, explica que “esta candidatura vem no seguimento de uma estratégia que a Autarquia delineou para a modernização dos serviços, com o objetivo principal de darmos, cada vez mais, respostas céleres e eficientes aos Munícipes. Desta forma, o conjunto de projetos que a candidatura engloba, e que se cruzam entre si, vão seguramente, com a sua implementação, permitir uma interligação muito mais eficaz com os Munícipes”.
O Autarca dá como exemplo o processo, “que já está em curso, de criação da bilheteira eletrónica do Auditório Municipal António Chainho. Atualmente as pessoas têm de dirigir-se a este equipamento municipal para adquirir o seu bilhete ou fazer reserva e depois com meia hora de antecedência do início da sessão de cinema fazer o seu levantamento, o que cria constrangimentos principalmente para quem mora fora de Santiago do Cacém. Mas com este sistema os bilhetes são adquiridos online, sem qualquer custo adicional, porque a Câmara Municipal vai assumir as taxas cobradas pela empresa que gere o sistema. Porque não faria qualquer sentido, as pessoas serem penalizadas por comprarem os bilhetes via eletrónica, e esta é a nossa forma de estarmos e do nosso projeto político de combate às assimetrias”, sublinhou Álvaro Beijinha.
A criação do Balcão Único Municipal é outro dos projetos no âmbito da candidatura “Santiago do Cacém Digital Mais”, também, na área da educação será adquirido software de gestão para as refeições e transportes escolares. O desenvolvimento de um Sistema de Informação Geográfica Municipal, “importantíssimo para a nossa gestão interna e interação com os Munícipes, está também contemplado na presente candidatura”, explica o Autarca.
Álvaro Beijinha sublinhou “que mesmo que não tivéssemos obtido financiamento, estes projetos de modernização dos serviços definidos no programa “Santiago do Cacém Digital Mais” iriam avançar da mesma forma”. Com a aprovação da candidatura “conseguimos financiamento Comunitário, que embora fique abaixo do que necessitávamos não deixa de ser importante”.
A presente candidatura insere-se numa trajetória de modernização e de qualificação da prestação dos serviços municipais, que tem vindo a ser promovida na última década e meia. A partir de 2003 registaram-se alterações estruturais relevantes na organização e no funcionamento internos dos serviços municipais e na sua relação com os cidadãos, com as empresas, com entidades da administração pública e com outras instituições locais, com uma particular relevância no processo de evolução administrativa ocorrida no município de Santiago do Cacém.
As linhas que definem os objetivos estratégicos da candidatura preconizam atingir a digitalização global dos serviços garantindo a melhor resposta ao nível do atendimento municipal, apostando para isso no atendimento generalizado em linha, multicanal e na interoperabilidade com os parceiros externos. Esta resposta passa, ainda, pela qualificação dos recursos humanos e a avaliação e monitorização da qualidade de serviços.
Com esta mudança pretende-se transformar a autarquia de Santiago do Cacém numa organização mais digital, mais acessível e eficiente para os cidadãos, as empresas e as instituições, onde quer que se localizem, traduzindo-se num melhor Governo Local.